Facebook SDK

Eu finalmente comprei minha primeira tablet, é uma MousePen 8x6 da Genius
hardware
Estou gostando muito, ouvi boas recomendações do mestre Mozart Couto antes de fazer a aquisição. Como é minha primeira tablet não tenho base para fazer comparações com outras, mas posso dizer que ela não foi cara e trabalha muito bem com GIMP e Linux.

Eu já estou rodando ela no meu velho Kubuntu 6.06 LTS e estou aprendendo a controlar a pressão como mostro na imagem abaixo, será que os exercícios de traço de desenho tradicional servem para a Tablet ?

tablet

Fique ligado no Blog e no fórum OGIMP, pois em breve vou publicar trabalhos realizados com o equipamento.

Finalizando,

Já li sobre muitas reclamações sobre tablets, por isto, antes de adquirir:

- Analise atentamente as especificações da tablet e verifique se é compativel com seu sistema. Arte gráfica sempre exigiu maquinas mais parrudas.

- Instale os drivers do fabricante, se não funcionar verifique o site muitas vezes existem atualização.

- Tenha um programa gráfico como GIMP para poder testar e avaliar a tablet, afinal ele possui ferramentas ideais para isto.

9 Comentários

Cada comentário é apreciado, mas tenha em mente que os comentários são moderados e podem levar algum tempo para aparecer. Todos os comentários de spam serão excluídos.

  1. Essa é minha tablet, também! Por coincidência, foi presente do Mozart! =D

    Atualmente eu utilizo WinXP como plataforma; devo dizer que minha experiência na versão estável mais atual do GIMP não é nada boa: os traços que dou demoram uma eternidade para aparecerem e é como se eles "seguissem" o movimento da caneta...

    Espero que tenha melhores resultados que eu! Aguardo a postagem das primeiras artes!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Legal Tárcio,

    Nossa tem muita gente que tem estas tablets da genius, vou testar no Windows para ver como ela se sai. Minha maquina tem uns 4 anos de vida, mas quando montei fiz configuração off-board até que ela não nega fogo.

    Vale sempre verificar se a pilha esta ok, manter longe do monitor devido ao campo magnético. Verificar a resolução que esta trabalhando na imagem. Quantos programas estão abertos junto etc. No fórum vou publicar varias dicas sobre isto. To fazendo muitos testes aqui! Vou abrir uma categoria nova no blog para publicar os trabalhos que fizer!

    ResponderExcluir
  3. [...] Com esta finalmente eu comecei a brincar com a tablet em conjunto com GIMP, agora é treinar para aperfeiçoar o [...]

    ResponderExcluir
  4. olá AndeOn

    eu postei no fórum do Gimp mas vi que você tem uma igual à minha. Já funciona no Linux, mas estou com dificuldades no Gimp, em particular conciliá-lo com o meu mouse. Você poderia dar detalhes de como configurá-la no Gimp?

    []s

    ResponderExcluir
  5. Olá Thadeu,

    Estou em transição de desktop para notebook então só vou poder te ajudar daqui a quase um mês, mas o driver ainda é meio problemático como foi implementado novas funções no Xorg 7 o pessoal ainda esta tentando descobrir a melhor forma de fazer isto, já que teoricamente ficou mais fácil configurar tablets com a nova implementação, um exemplo é não precisar mais setar o udev.

    Você pode tentar tirar dúvidas neste fórum link outra base de consultas é o help ubuntu

    ResponderExcluir
  6. Oi AndeOn

    o driver está funcionando aqui, sem o udev. Eu uso o tablet com o Inkscape, sem problemas. Eu queria saber como você configura no Gimp, especificamente. Eu tinha uma Wacom serial, em que era fácil trocar a pena pela borracha, por exemplo, mas não consegui fazer isto na Genius. Outro problema é que quando uso a caneta, não consigo depois usar o mouse para pintar ou apagar, apenas para mover o cursor. Você tem este problema também ?

    []s e obrigado pela resposta

    ResponderExcluir
  7. Este esquema de borracha se não me engano não tem na Genius não! O mouse não funciona realmente quando você usa a caneta, somente ela usa o cursor para pintura,traço etc. O jeito é tentar mexer no xorg especificando o evento do mouse para separar (tipo mouse0, mouse1 etc)não sei se deixou como genérico "mice" outra coisa que não tive tempo de verificar foi uma correção no GIMP (acho que a partir do 2.4.6) para trabalhar melhor com tablet, talvez seja dele a culpa de não aceitar o eventos de outros dispositivos.

    Como disse anteriormente não tem como eu efetuar estes testes no momento, mas se obter resultados por favor publique no fórum que é referencia para os novos e antigos usuarios GIMP este blog aqui serve mais como divulgação da ferramenta mesmo.

    Boa sorte

    ResponderExcluir
  8. Pessoal,

    estou engatinhando com tablets, comprei uma Genius i608x e estou apanhando para controlar a caneta.

    Mas estou falando do basicão, parar e começar a escrever, nem cheguei ainda a tentar controlar a pressão... Alguém tem alguma dica?

    Valeu!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Cada comentário é apreciado, mas tenha em mente que os comentários são moderados e podem levar algum tempo para aparecer. Todos os comentários de spam serão excluídos.

Postagem Anterior Próxima Postagem