Ads Top

Teste de porta USB - Evitando queima de dispositivos

As entradas de Usb frontais e recentemente algumas extras na parte traseira guardam grande perigo, a entrada USB invertida. Ao conectar seu dispositivo nesta situação ele poderia queimar. Então cuidado na hora de comprar ou mandar consertar seu computador, pois pelo descuido de maus técnicos que montam o micros de qualquer jeito você corre risco de levar prejuizo.

Depois de diversos pendrives queimados o Ribafs deu um basta e desenvolveu um testador Usb com o conhecimento de eletrônica que tem.

Seguindo o desafio dele, arrumei todo material na sucata de informática e fiz o meu também e coloquei um esquema que esta bem fácil de entender.

Photobucket - Video and Image Hosting

Photobucket - Video and Image Hosting

Photobucket - Video and Image Hosting

(o esquema fiz pelo programa Gimp, mas é melhor usar um editor de vetor como inkscape, pois vetor é mais fácil para editar)

Material usado da sucata:

- 1 Led Pequeno vermelho (estabilizador queimado)
- 1 conector USB (joystick quebrado)
- 1 Resistor (fonte queimada)
- 1 Capa preta protetora de conector RJ-45 (cabo de rede partido)
- Solda e ferro de solda

Este texto vale inclusive para aqueles que seguiram a dica de fazer os dispositivos Usb serem reconhecidos pelo Windows 98.

7 comentários:

  1. eu queria saber as cores do resistor...

    ResponderExcluir
  2. Olá atualizei o texto já que o Riba tinha mudado de endereço: http://ribafs.org/ o que usei foi 1 resistor de 1K por 1/8 W.

    ResponderExcluir
  3. o meu colega coloque um controle no computador e ele queimo o controle mais no computador eu coloquei o celular e reconheceio o celular beleza.. o que aconteceu...

    ResponderExcluir
  4. gostaria de saber de qual valor é o resistor?

    ResponderExcluir
  5. Depende de cada tecnologia. Uns reconhecem a reversão de polaridade. Outros não!

    ResponderExcluir

Cada comentário é apreciado, mas tenha em mente que os comentários são moderados e podem levar algum tempo para aparecer. Todos os comentários de spam serão excluídos.

Tecnologia do Blogger.