Facebook SDK


Em tempos remotos, mais precisamente na minha adolescência trabalhei em um "buteco" destes que você encontra em qualquer esquina e acabei conhecendo alguns dos pequenos truques (golpes) criados pelos estabelecimentos para tirar vantagem dos clientes, executados quase sempre com perfeição pelos caixas, garçons, barman e atendetes em geral. Depois disto comecei a observar estas coisas quando saia para me divertir nas baladas, então compartilho as que me recordo e como evitar ser ludibriado.

- Golpe do Gelo
(este é bem comum)

Coloca-se o gelo e logo depois a bebida, assim ganha-se na litragem, sim caros amigos é pouco mas dependendo da quantidade vendida ao dia e especialmente se for daquelas bebidas mais caras. Fora que em alguns lugares o Gelo é bem maior do que aqueles de formas comuns.

O McDonald's aprimorou esta técnica colocando muitas pedras gelo no refrigerante quem aqui nunca sentiu o gosto da água em vez de refrigerante perto dos últimos goles.

Evitando

Peça sua bebida sem gelo depois com a bebida na mão "2 pedrinhas de gelo por favor"! No MC peça sem pedras de gelo, pois vem gelado mesmo assim!


- Golpe do Copo (2 versões)

O fundo do copo é mais alto, portanto vem menos chopp, suco, Milkshake etc.
O copo é bem alto só que o fundo é ultra fino, portanto menos novamente. (este é usado muito em lugares como habib's e afins)

Evitando

Conheça o estabelecimento alguns tem opções de escolha de taça e copos ou tem o ml padronizado, então basta pegar o que prejudicará menos "favor um suco numa caneca de Chope !". Este golpe geralmente é combinado com o do Gelo.

- Golpe do Martini

O Contini tem um preço inferior ao Martini em muitas lugares automaticamente já tentam te servir o Contini principalmente na preparação de uma bebida chamada Maria-Mole. Interessante é que houve briga na justiça entre as marcas por razão do rotulo e nome parecido.

Evitando

Fique de olho na preparação e reforce o pedido "Me da uma Maria-Mole, com Martini!!!, por favor!"


- Golpe do Chope

Colarinho de meio copo.

Evitando

Na hora do pedido "Um Chope com bigodinho!" ou "Sem Colarinho!" tem gente que não gosta da espuma eu sou um destes, dane-se os críticos chopeiros, o gosto é meu!


- Golpe do Suco natural

Na vasilha cerca de 10 % a 15% de água e completa o restante com suco natural.

Evitando

Preste atenção ao preparo da Bebida, sabe aquele cara que evita o garçom e vai sempre ao balcão pede a bebida, palpita e depois volta para a mesa com ela e diz que prefere a dele personalizada, seja como ele!


Golpe da porção

Parece que a porção é bem grande quando, na verdade, o fundo do pote é alto.

Evitando

O jeito é perguntar quantas gramas tem a porção e descobrir onde será servida.


Golpe da troca da bebida

Pede uma dose de uma bebida qualquer de valor elevado e é trocada por uma de valor menor, muita usada para uísques. O golpe geralmente aplicado em boates e bares de completa escuridão e nas pessoas com aparência de já embriagadas.

Evitando

Olhar atentamente as mãos do barman, e evitar garrafas de dose única e claro com a bebida em mãos usar seu paladar e olfato.


- Golpe do Prato

Aplicado em casas de comida por quilo não é descontado o peso do prato ou ele pesa mais do que vai ser descontado, então você já começa pagando pelo preço do prato vazio.

Evitando

O correto é quando você chegar em frente à balança, ela deve exibir três números bem visíveis: aquele que indica o peso do prato vazio, a ser descontado, o que indica o peso do quilo da comida e o que mostra quanto você gastou. E deve haver um cartaz com o peso do prato em local bem visível para você saber quanto tem que ser descontado. Na dúvida, peça para pesar o prato vazio.


- Golpe da bala

Em vez de você receber o troco em dinheiro os balconistas vem com as famosas balinhas, só que ela é supervalorizada vale mais que o dinheiro corrente.

Evitando

Se é inevitável (a verdade é que na maioria das vezes eles tem o troco!) pergunte o valor da bala e peça mais do que ele vai te oferecer, se o cara chiar, diga "A bala não é dinheiro, portanto não pode ter o valor do mesmo". Na próxima sacanei ele pagando a conta com balas.

- Golpe do dinheiro falso

É comum muitos comerciantes receberem cédulas e moedas falsas, alguns chegam até mesmo comprar e depois repassam para os clientes. O Kenzo Dan não me deixa mentir!

Evitando

Prestar atenção na hora do troco em alguns lugares a caixa registradora fica visível, se a grana vir de um local fora do padrão, pode ser que aquela estava separada especialmente para você! E por último que se dane o caixa, verifique se a grana é verdadeira na cara dele.


- Golpe do trabalhe para nós

Este é exclusivo do McDonald's e que todos os donos de "butecos" e lanchonetes gostariam que os clientes fizessem para eles: pague o valor que pedirmos, busque seu lanche, encontre uma mesa, seja educado, limpe a mesa para nós e jogue seu lixo ( No kit, só faltava vir o detergente e o pano).

Evitando

Não coma neste lugar! Mas se for inevitável basta não limpar a mesa, assim você evita um dos trabalhos. Se alguém olhar feio diga "Chame um funcionário, não trabalho nesta budega!", lembre-se, seja educado de verdade e deixe a mesa suja, pois alguém especializado nisto com o material necessário ira fazer o serviço desinfetando a mesa corretamente a livrando de bactérias e coisas mais palpáveis como migalhas, suor, cabelos, babas (Sim tem criança lá e babão também!) etc. Os clientes com massa cinzenta agradecem!


1 Comentários

Cada comentário é apreciado, mas tenha em mente que os comentários são moderados e podem levar algum tempo para aparecer. Todos os comentários de spam serão excluídos.

  1. Quantas vezes já sujei a roupa sentando à mesa no Mac pensando que estava limpo é por estas e outras que é necessário o serviço especializado

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Cada comentário é apreciado, mas tenha em mente que os comentários são moderados e podem levar algum tempo para aparecer. Todos os comentários de spam serão excluídos.

Postagem Anterior Próxima Postagem