Ads Top

Mensagem subliminar ou mensagem escondida?

Subliminar significa "abaixo do limiar de percepção". Um som numa freqüência ou uma imagem rápida que só sua mente inconsciente capta, ou seja elas são mensagens colocadas em musicas, imagens vídeos, com intuito de influenciar o comportamento, atitudes, motivação, capacidade de aceitação e escolha de um produto geralmente. O efeito psicológico causado pelo assunto alimenta diversas teorias conspiratórias, mantendo a fama da força das mensagens subliminares.

Pelo que sei este treco não funciona, alguns consideram que funciona até como efeito placebo, mas ai já perdeu o efeito subliminar, pois o individuo estará parcialmente ciente. Vira e mexe o tema volta a tona no tom de paranóia.

Um tempo atrás na edição New X-men 118 enfiaram um monte de palavras Sex escondidas nos desenhos, os responsáveis alegaram que o pessoal estava procurando chifre em cabeça de cavalo, e não é que encontraram um monte de unicórnios na edição, foram mais de 14 palavras encontradas e pode ter certeza que tem mais.

Photobucket  Photobucket
Photobucket

A explicação para as palavra acima é simples. "Sexo vende" então resolverão enfiar as tais palavras literalmente em varias paginas, mas não a nada que afete a vontade individual da pessoa. O fato é que negaram tal ocultação, mas as imagens valem mais que 1000 palavras, agora será que o intuito realmente era a técnica de mensagem subliminar? Se sim as historias são exportadas para outros países e tais mensagens não seriam traduzidas anulando o efeito. Amadores!!!

Um exemplo de imagem colocada propositalmente foi o poster do filme "Silêncio dos Inocentes" que muitos alardearam como sendo subliminar, mas na verdade foi inspirada na fotografia "Salvador Dali Em Voluptate Mors" como pode ser lido no posterwire.com.  Inclusive ele foi eleito o melhor poster dos últimos 35 anos pela Key Art Awards.

Photobucket 
Esquerda: Poster Silencio dos inocentes,  Direita Topo:  Imagem guache ampliada, Direta Inferior: Fotografia Salvador Dali Em Voluptate Mors.

Existem ainda os que confundem a típica ilusão de ótica com mensagens subliminares.

Photobucket 
Exemplo de Ilusão de ótica.

Portanto para que não se torne mais um Caçador Subliminar fique atento as historias contadas seja na igreja, nestes programas vespertinos e noturnos que exibem polêmicas ou por paranóicos, não se abale pelas noticias de mensagens satânicas e eróticas encontradas em rótulos de produtos, musicas e principalmente desenhos da Disney. Apesar que existe um caso confirmado da Disney foi no filme Bernardo e Bianca que teve a inserção de duas imagens contendo uma mulher com os seios nus. No dia 08 de janeiro de 1999 a Disney soltou um comunicado oficial afirmando o recolhimento de 3,4 milhões de fitas nos EUA, atitude correta, já que é algo inadequado para o público infantil. Mas isso esta mais para uma easter egg de algum animador do que mensagem subliminar (afinal a tal mulher pelada exibida em milésimos de segundos vai persuadir o que? A bater uma?).

Podemos chegar a conclusão que da mesma forma que tem gente procurando as tais mensagens em tudo quanto é lugar (Bendita tecla Pause) existem os que tentam cria-las por acreditar que elas realmente funcionam. A maioria dos sites sobre o assunto misturam todos os tipos de mensagens subliminares (subjetivas e objetivas, visuais e auditivas) atribuindo a todas elas poderes fantásticos de persuasão, e varias coisas que absolutamente nada tem haver com subliminar.

E você já encontrou algo subliminar?

3 comentários:

  1. Gosto muito do seu blog; os posts são sempre interessantes e motivam à leitura. Continue com o excelente trabalho. Shirley de Souza Flores

    ResponderExcluir
  2. Discordo quando você diz que mensagens subliminares não funcionam, em 1956 um psicólogo chamado Jim Vicary realizou um teste em um cinema de Nova Jersey, onde introduziu mensagens durante o filme: beba coca-cola e coma pipoca. Naquele mês a venda de coca e pipoca aumentaram em 57,7%.

    ResponderExcluir
  3. Andressa, pode ser que funcione sim para pessoas sugestionáveis, você já viu o caso dos hipnotizadores dizem que algumas pessoas podem ser induzidas outras não, mas a verdade é que a maioria é combinada então é difícil de dizer.

    Mas esta pesquisa é fraudulenta, aparentemente não ocorreu de fato, pois o responsável não apresentou explicações para os resultados, mas já tinham espalhado que isso funcionava então já viu, para desmentir depois é bem mais difícil e convenhamos pessoas adoram teorias da conspiração, igual as historias de reptilianos que conto em outro post.

    ResponderExcluir

Cada comentário é apreciado, mas tenha em mente que os comentários são moderados e podem levar algum tempo para aparecer. Todos os comentários de spam serão excluídos.

Tecnologia do Blogger.