Ads Top

HUD - Um modo diferente de usar menus de programas

Depois de alguns anos me espanta saber que muitos usuários não tem conhecimento do que é o HUD e como ele funciona. Não ele não é o Dash que você abre pelo botão iniciar e digita o nome de programas, arquivos e diretório para invoca-los apesar de muitos terem sido induzidos a acreditar nesta hipótese. É triste constatar que muitos dos detratores do Ubuntu em especial aqueles que atacam quem roda a interface Unity não se dão sequer o trabalho de avaliar o que estão argumentando e qualquer novidade positiva é rechaçada, tendo sempre a conversa desviada para outras interfaces ou para ataques gratuitos ao sistema. São dezenas de comentários iguais a esse:
"No Gnome aperto a tecla win, digito algumas letras no campo de pesquisa e aparecem as opções de programas, arquivos... O Gnome é mais bonito, mais leve e estável.... Seria melhor se ao invés de criar esse Unity, o Ubuntu tivesse investido no Gnome 3 ...."
Mas voltando ao artigo, também não nada tem haver com as lentes que facilitam pesquisas na internet ou fornecem algumas funções diretamente no Dash como cálculos, sem a necessidade de abrir a calculadora.

O HUD, é uma ferramenta que acessa a barra de menus global de programas no Ubuntu (Unity) e que funciona através do teclado. Abaixo um vídeo demonstrando ele em funcionamento.


As vantagens de usar o HUD

As vantagens e facilidades de uso do HUD são inúmeras como vocês puderam acompanhar no vídeo, ainda podemos citar mais uma principalmente para uso de profissionais de arte.

Inkscape / GIMP - Estes programas são conhecidos por terem inúmeras funções em plugins ou filtros acessíveis por menus e sub-menus, por este motivo fica difícil lembrar por exemplo o nome completo de algum efeito ou saber exatamente em qual menu ele esta posicionado. Invocando o HUD com a tecla "Alt" bastaria digitar o que esta procurando ex: Drop Shadow, e selecionar a opção, é como se estivesse acessado diretamente o menu filters > Light and Shadow > Drop Shadow. Percebeu a vantagem? ele também se lembra das opções mais utilizadas, assim você pode agilizar processos repetitivos em seus menus.

hud_please

Algo muito aguardado "principalmente por mim" que deixara o HUD ainda muito mais funcional, são os comandos por entrada de voz onde poderíamos falar ao invés de digitar no teclado, isso agilizaria e muito o trabalho, principalmente para quem usa mesas digitalizadoras. A tendência da ferramenta também é melhorar tudo em torno da procura, mesmo que usemos textos vagos poderemos obter alguns resultados através de textos descritivo dos menus que estamos procurando por exemplo. Porque clicar em dezenas de menus até chegar na opção desejada, escreva o nome dela e a selecione. Este é conceito de uso do HUD, que venha logo a invocação de menus por voz :)

E você já experimentou o HUD no Ubuntu?

Nenhum comentário:

Cada comentário é apreciado, mas tenha em mente que os comentários são moderados e podem levar algum tempo para aparecer. Todos os comentários de spam serão excluídos.

Tecnologia do Blogger.