Ads Top

Mesas digitalizadoras suporte no Linux

O projeto DIGImend visa melhorar o suporte e integração para mesas digitalizadoras genéricas no Linux. Eles trabalham fornecendo os drivers para o kernel, correções de drivers no modo de utilizador, testes, ferramentas para usuário final, documentação e HOWTOs além do acompanhamento no desenvolvimento.

As mesas digitalizadoras genéricas incluem aquelas projetadas e vendidas pela Huion, KYE, UC-Logic e Waltop, remarcadas e vendidas pela Aiptek, Genius, Monoprice, Princeton, Trust, e muitas outras. Essencialmente, qualquer modelo conectado via porta USB não produzida pela Wacom [1].

Como ajudar


Você pode ajudar o projeto DIGImend apoiando usuários na listas de discussão, contribuindo com novos ou com atualização de HOWTOs antigos, fornecendo informações completas sobre as mesas digitalizadoras não suportada, melhorando o site, contribuindo com código para os drives e ferramentas e contribuindo com doações de hardware de mesas gráficas ou dinheiro para comprá-lo.

Se você é um desenvolvedor e deseja colaborar, veja esta postagem explicativa a respeito do projeto por Nikolai Kondrashov.

É importante lembrar que a grande maioria dos fabricantes tendem a ignorar os usuários do sistema operacional Linux e o projeto providencia suporte a maior parte destas mesas digitalizadoras através de informações coletadas enviadas pelos próprios usuários do sistema, se sua mesa digitalizadora não esta listada, faça a coleta e envie esta informação para o projeto. Essa ação vai ajudar ampliar o suporte no Linux e deixar o mais acessível possível para as mãos de artistas iniciantes e experientes.
Nunca deixe de questionar os fabricantes a respeito da falta de drivers e suporte ao seu sistema operacional.
HUION H610 / Software: Krita / OS: Linux Mint 17.1 Cinnamon

Ativando mesas digitalizadoras

Nesta pasta do Google drive reúno algumas informações que coletei durante a atividade no Rabisco Livre. São dicas de como ativar a mesa digitalizadora nos programas, links de reviews de diversos modelos, exemplo de ativação por configuração manual no Linux, os documentos estão escrito de acordo com idioma que será encontrada a informação pratica ou final.

  1. A Wacom possui seu próprio projeto para trazer drives para o ambiente Linux Wacom Project.

Nenhum comentário:

Cada comentário é apreciado, mas tenha em mente que os comentários são moderados e podem levar algum tempo para aparecer. Todos os comentários de spam serão excluídos.

Tecnologia do Blogger.