Facebook SDK

A gigante Xiaomi vem com tudo para mudar o mercado de smartphone e acessórios oferecendo preço e qualidade, a ideia geral é que o consumidor pague um valor justo pelo aparelho, algo diferente dos preços exorbitantes que são praticados pelas empresas pelo menos por aqui. Os aparelhos fabricados por eles fazem frente com os das outras empresas custando entre 20% a 35% a menos, com algumas funções ou muitas características superiores, principalmente ao ser comparando num quadro geral final de custo beneficio. No momento ela esta oferecendo um único modelo que é o Redmi 2, ele com certeza não vai atender usuários que querem gastar para ter celulares de alto desempenho,  armazenamento, status etc, mas que vai atender muito bem quem procura por um de mid-range.

Nada tira da minha cabeça que começar com um aparelho nessa categoria foi uma estratégia para minar as concorrentes, que não anunciaram as novas linhas deste ano. Ontem a Lenovo anunciou os novos smartphones top de linha da Motorola, talvez uma retaliação pela Xiaomi com novos modelos não tardara.

Semana passada chegou meu Redmi 2, afirmo que é o melhor custo beneficio na categoria de entrada no momento! Todos tem falando muito bem do aparelho e da empresa, por isso quero me concentrar em alguns pontos negativos, que acabam sendo esquecidos ou ignorados e eles não sobrepõe as boas impressões que temos deste ótimo aparelho.

Contras

Evento de vendas semanal - Apesar de não estar relacionado com as características do aparelho e sim com a empresa. É preciso se cadastrar previamente no evento de vendas online totalmente limitada (até esgotar o estoque), este cadastro não garante a compra ou reserva do produto. Na data estipulada para evento, que ocorre em um único dia da semana, é necessário se logar no site atualmente um pouco antes do meio-dia horário que o habilita para efetivar  a compra. Essa modalidade é uma péssima e frustrante experiência de compra, muitos não conseguem comprar se o estoque acabar, sendo necessário aguardar mais uma semana para efetuar uma nova tentativa que novamente não garante que se efetive, posteriormente penso que empresa possa remover essa limitação quando estiver fabricando diretamente no Brasil.

Mover aplicativos para cartão - Nativamente não é possível mover aplicativos para o cartão, cogita-se que é para manter a interface MIUI única para todos, já que a Xiaomi comercializa modelos com grande capacidade de armazenamento e que não possui entrada para cartão. Eu penso que essa opção é para manter a performance, ou seja, deixar o sistema MIUI mais fluido aplicativo instalado baixam o desempenho muitas vezes e causam atrasos de resposta. Outra possibilidade é que a partir do android 4 ficou a cargo do fabricante permitir ou não essa função de maneira nativa, isso reforça o que escrevi, mas gostaria de encontrar uma resposta oficial sobre isso. Note que você pode mover seus arquivos de mídia e documentos no cartão para tentar salvar espaço, mas se você é daqueles que pretende ter milhões de aplicativos o jeito é fazer o root para habilitar essa funcionalidade. Segundo resposta da própria empresa na page oficial do Facebook, ao ser questionada por um usuário, o root em seus produtos não perde garantia. Mas isso quer dizer que você terá um trabalho adicional desnecessário e muitas vezes complexo para alguns, principalmente encontrar os meios e melhores passos para isso, além de pensar em backups, possibilidade de perder dados etc. Quem sabe a próxima rom libere a função o que acho meio difícil.

redmi root
Xiaomi dizendo que podemos fazer root no aparelho

Armazenamento interno - Essa é umas das coisas que mais me irritam na hora de ver analises e coisas do tipo de qualquer aparelho, o único armazenamento interno que importa para nós é o que sobra efetivamente para poder utilizarmos, afinal as analises são feitas considerando que vamos manter o sistema de fabrica e os aplicativos pré-instalados. O RedMi 2 fornece 8 GB, não tenho ideia de quanto a MIUI e seus aplicativos e a localização ocupam dentro deste tamanho total disponível, mas do jeito que veio de fabrica tinha cerca de 4.6 GB disponíveis um pouco mais da metade, desinstalando alguns aplicativos (principalmente aqueles do google que nunca serão usados), você pode recuperar um bom espaço. Evite remover aplicativos nativos  que permitem essa opção, como o browser desenvolvido pela Xiaomi,  já que ele não é fornecido na google play e pode dar um bom trabalho para encontrá-lo na rede. Não poder mover aplicativos para o cartão externo, nos obrigar a monitorar o espaço constantemente, já que esses 8 GB se mostram pouco na pratica, como em diversos outros aparelhos.

A respeito do browser tenho que verificar como funciona os updates, já que os aplicativos nativos, não são passiveis de remoção quando não se tem o root, mas são afetados pelos updates oficiais da ROM para correção de bugs, acredito que o browser também seja, se não poderíamos ter problemas caso ele venha apresentar bugs ou mesmo falha de segurança, no momento ele esta na versão 2.4.11.

Conclusão

Deixo claro que não sou fã de marcas e muito menos tenho apego, assim para todas as coisas que adquiro. Até o momento posso dizer que é um excelente aparelho com um ótimo custo beneficio e compraria ele novamente, claro se as condições encontradas fossem as mesmas. Pretendo atualizar esse artigo com mais informações conforme for testando.

Para contrabalancear segue uma análise feito pelo canal brasiligeeks que mostra as características do aparelho, concordo quase que completamente, tirando as ressalvas pelas questões que levantei. Note que na maioria dos análises todos pressupõem em mover aplicativos para o cartão, quando isso não é possível de maneira nativa.


Links


http://pcsuite.mi.com - Mi PC Suite (versão em inglês)  aplicativo para pc para gerenciar o celular.

2 Comentários

Cada comentário é apreciado, mas tenha em mente que os comentários são moderados e podem levar algum tempo para aparecer. Todos os comentários de spam serão excluídos.

  1. A bateria deste celular Redmi é boa?

    ResponderExcluir
  2. Sim, tem uma durabilidade decente num uso de modo intenso dura 1 dia, moderado 2 dias fácil. E com alguns ajustes e modos personalizados é possível aumentar ainda mais.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Cada comentário é apreciado, mas tenha em mente que os comentários são moderados e podem levar algum tempo para aparecer. Todos os comentários de spam serão excluídos.

Postagem Anterior Próxima Postagem