Ads Top

Todas edições da GIMPZINE para download

Semana passada eu recebi um email perguntando se possuía a edição nº 9 da GIMPZine, fiquei muito surpreso, pois já se passaram vários anos desde que publiquei sua ultima edição, precisamente em  30 de junho de 2008.

A GIMPZine

Foi uma publicação digital em formato PDF que trazia análises,  tutoriais, dicas e entrevistas focado principalmente no uso do GIMP e algumas vezes em outros softwares livres para uso em computação gráfica. A Fanzine foi concebida para ser uma publicação trimestral, sua primeira edição que recebeu a numeração 0 foi publicada em junho de 2006, no total foram criadas  9 edições  (de 0 a 8). Infelizmente o site da comunidade que abrigava a GIMPzine foi descontinuado já faz algum tempo.

Curiosidades


  • Apesar de ter totalizado 9 edições nunca existiu de fato uma edição nomeada como nº 9.

  • A criação da GIMPZine serviu de inspiração para o surgimento de diversas outras publicações sobre projetos ou softwares livres nos anos seguintes.

  • As edições eram geradas com o software livre de Desktop Publishing conhecido como Scribus.

  • O desenhista Mozart Couto foi colaborador de todas edições produzidas.

Devido a esta inesperada solicitação resolvi fazer upload delas todas para um diretório publico do Google Drive. Apesar dela estar com layout defasado e alguns tutorias desatualizados, elas ainda podem servir como referencia para criação de muitos efeitos e para obter boas informações sobre o programa, técnicas e uso principalmente na parte de entrevistas. Você pode adquirir todas as edições publicadas neste link: https://goo.gl/X7ic8w.

Publicações sobre GIMP

Infelizmente nos dias de hoje não é tão comum existir publicações, sejam elas atuais ou antigas sobre quaisquer programas como já foi no passado. Para o GIMP existe a revista em inglês GIMP Magazine totalmente gratuita, ela foi produzida para abordar o uso do programa de maneira mais profissional. As edições da revista  podem ser obtidas no site http://gimpmagazine.org.

Nenhum comentário:

Cada comentário é apreciado, mas tenha em mente que os comentários são moderados e podem levar algum tempo para aparecer. Todos os comentários de spam serão excluídos.

Tecnologia do Blogger.