Facebook SDK

Nostalrius, um servidor privado de World of Warcraft clássico de enorme sucesso fechado mês passado pela Blizzard, acabou trazendo a tona problemas enfrentado pelo jogo ao longo de suas expansões gerando debates na internet que discutiremos neste texto.

Petição

Ao serem notificados sobre fechamento do servidor (com cerca de 150 mil contas ativas) por advogados da Blizzard, um abaixo assinado foi criado pelos mantenedores do Nostalrius para pedir que a empresa fornecesse aos jogadores a possibilidade de jogarem aquele jogo que elas compraram e tanto amavam. Mark Kern que foi líder do time de desenvolvimento na criação do World of Warcraft clássico, também conhecido como Vanilla, endossou o abaixo assinado que já passa de 250 mill assinaturas, aliás que foi devidamente assinado por mim, conforme avisei na minha conta do twitter e retuitado pelo próprio Mark Kern, conforme podem ver na imagem abaixo.

Mark Kern me retwittou

Comunidade

Assistindo lives da Nostalrius era possível ver aquele pessoal oldschool raidando novamente e pasmem com o pessoas da nova geração que sequer tinham vivenciado aquele período e curtindo muito. Foi meio surreal ver o fechamento do servidor com tantas pessoas logadas, eu assisti uma live neste dia e presenciei um servidor lotado com pessoas mandando uma mensagem clara para uma empresa que não quer escutar. Logo abaixo, você pode dar uma olhada como foi os últimos minutos na capital da aliança.

Você também pode ver vários vídeos na playlist do canal do youtube, recomento principalmente a lista Nostalrius Begins - Final days, ela lhe dará a dimensão do que foi construído em conjunto com a comunidade que ama a essência do WOW clássico e que foi perdida durante os anos que se seguiram. Foram vários meses jogados, muitos amigos criados, milhares de jornadas iniciadas definitivamente isso com toda certeza não era somente sobre nostalgia como muitos tentaram alegar, aquilo estava cheio de vida.

Recomendo assistir um dos melhores vídeos que encontrei, pois ele explica boa parte dessa situação, mas mantendo o bom humor "The Blizzard Rant" do canal de youtube norte-americano, JonTronShow. O video já bateu mais de 2 milhões de visualizações até o momento.

Um fato curioso é que essa petição acabou por ir além e se tornar um movimento em favor de jogos do gênero MMORPG, talvez a Blizzard não tenha imaginado que fechar um simples servidor pirata iria causar tanta comoção e movimentação, inclusive forçando a mesma a manifestar-se! É uma situação totalmente atípica se formos analisar todo o contexto dela, ainda mais tendo conhecimento que foi marcado uma reunião na sede da empresa com o equipe do Nostalrius.

O movimento criado parece querer brecar o que chamam da destruição da linha de jogos MMORPG, dentro do WOW podemos listar algumas coisas que estão acontecendo.

  • Uma das reclamações é que estão tirando vários elementos de RPG que faziam parte do universo do WOW. É estranho dentro de vários jogos de sucesso como Skyrim, vários jogadores tentaram montar arquétipos mesmo com a limitação do jogo, e vivenciavam o mundo seguindo a Role playing. Já sua versão MMORPG parece não ter atentando a esses elementos e por fim acabou não fazendo tanto sucesso.

  • Inclusão de elementos para facilitar o leveling de forma totalmente agressiva sem qualquer desafio, pois as companhias resolveram focar em jogadores casuais que aparentemente dominam os jogos nos dias de hoje, geralmente são pessoas que não tem apreço nenhum ao jogo e o consome em muito pouco tempo o conteúdo dele e o abandona em seguida.

  • Muitos tem dito também que WOW de hoje se tornou quase um single play a pessoa não precisa realizar praticamente nenhuma interação ou se aventurar no mundo com todas facilidades que foram inseridas. Assistindo os vídeos de gameplay é o que mais vemos por ai pessoas jogando sozinhas em algo definido como Massive Multiplayer Online Role-Playing Game.

#YouThinkYouDoButYouDont


Não convêm discutir aqui a questão moral do servidor, a Blizzard tem todo direito de proteger sua propriedade intelectual, mas não tinha lucro ali, muitos que jogavam no servidor adquiriram o jogo no passado, mas a empresa mudou o jogo que elas gostavam. Ano após ano ela perde milhões de jogadores este é o motivo porque parou de fornecer relatórios de número de assinantes do World of Warcraft. Resumindo a historia por trás do Nostalrius: Eram milhares de jogadores se divertindo! A Blizzard simplesmente não gostou, então mandou fechar o servidor.


Conclusão

O WOW sem dúvida se tornou um fenômeno cultural e comercial em todo o mundo. Mas o tipo de jogo que as empresa esta nos entregando nos dias de hoje parecem não dar espaço para uma comunidade forte e para coisas como "Leeroy Jenkins"  tornando isso apenas um legado esquecido.

Se você quer saber como vai desenrolar toda essa historia pode acompanhar a conta do twitter do nostalrius.

Comentar

Cada comentário é apreciado, mas tenha em mente que os comentários são moderados e podem levar algum tempo para aparecer. Todos os comentários de spam serão excluídos.

Postagem Anterior Próxima Postagem