Ads Top

AzDrawing e AzPainter


AzDrawing e AzPainter são desconhecidos do público em geral, mas são ótimas alternativas ao popular programa “Paint Tool SAI” para desenho e pintura muito usado entre entusiastas e artistas digitais.

Desenvolvimento

Os programas são desenvolvidos pela programadora japonesa Azel, inicialmente para plataforma Windows como freewares, contudo Azel decidiu migrar completamente o desenvolvimento para Linux tornando-os "Software Livre". Nem todas as funcionalidades da versão anterior foram portadas, as ultimas versões lançadas para Windows foram a 2.02, elas ainda podem ser encontradas na internet e funcionam muito bem, diga-se de passagem.

O AzDrawing

É importante compreender que ele não é um programa para pintura digital, mas sim para arte-final digital (digital inking) tradicionalmente seria a etapa do processo de criação de uma ilustração ou HQ que envolve passar nanquim sobre os traços a lápis. Mas ainda assim, ele tem algumas opções que nos permitirão expandir as possibilidades de criação muito além da arte-final.

Compartilho um vídeo do Alex Dukai demonstrando o uso dos pinceis criados por ele na versão AzDrawing 2, esta ainda na plataforma Windows.

Alex Dukai também criou um site chamado Mundo AzDrawing, ele já não é atualizado há um bom tempo, mas possui um bom material sobre o programa e técnicas que podem ser usado nas novas versões.

Eu tomei a liberdade e converti os pinceis criados por Alex Dukai para a versão do linux, faça o download aqui: https://goo.gl/cahOxI

O AzPainter

É um programa de pintura digital com recursos muito peculiares principalmente para o mercado Japonês, mangás e afins. Aparentemente Azel resolveu abandonar o AzPainter e iniciou o AzPainterB, que continua focado em ser um software simples de pintura para várias aplicações como edição, ilustração e retoques, mas tentando fazer um nova abordagem e resgatando recursos perdidos da versão do Windows, o AzPainter 2.

Abaixo podemos ver uma demostração do uso do programa na plataforma Linux ainda em sua versão como AzPainter.


Lembro quando o Mozart Couto apresentou o programa pra nós no G+, as tablets non-wacom não funcionavam na época, mas o problema foi corrigido alguns meses depois em uma nova versão. Infelizmente estes ótimos softwares vão ficar na obscuridade por um bom tempo, talvez por não ter uma boa forma de divulgação ou devido a barreira da linguagem, apesar disso é importante notar que estão em constante evolução e são uma alternativa viável ao SAI.

- Site da desenvolvedora azsky (em japonês).
- Links de downloads para o AzDrawing e AzPainter

Update:
Mozart Couto escreveu sobre a versão do AzPainterB recentemente: AZPainterB - Se o SAI para Linux não "vingou", temos o AZPainter!

Update 2:
Adriano Araújo criou um site em português sobre os programas "Az" visite AZ no Sekai – Mundo AZ.

Mozart Couto escreveu mais uma artigo sobre AzPainterB e o "Mundo Az" Um pouco mais sobre AzpainterB e o “Mundo AZ”.

Créditos das imagens de capa:


Vampirella - Acualoung1
Dia molhado - RinaRiM’s Gallery

3 comentários:

  1. Andeon, estamos resolvendo a questão da divulgação e da tradução, inclusive com as bênçãos da própria Azel e do Mozart Couto. Visite-nos em https://aznosekai.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante Adriano! Vou atualizar o artigo e adicionar o link para o site do projeto em português e espero que o mesmo cresça, pois são softwares quase únicos pelo que pude testar.

    ResponderExcluir

Cada comentário é apreciado, mas tenha em mente que os comentários são moderados e podem levar algum tempo para aparecer. Todos os comentários de spam serão excluídos.

Tecnologia do Blogger.