Facebook SDK

Semana passada estava me recordando do seriado Família Dinossauro, exibido nos anos 90. O mesmo foi concebido como um programa infantil, mas fazia varias críticas ao estilo de vida americano, era uma verdadeira sátira humorada da sociedade e costumes típicos do país norte americano.

O Programa produzido pela Disney em parceria com a Jim Henson Productions, que concebeu os bonecos que representam os personagens da série, uma família de dinossauros "a Família Silva Sauro" que vive em uma sociedade dominada pelos extintos répteis pré-históricos, onde os humanos são retratados como animais selvagens! (Isso me lembra vagamente a historia de Planeta dos Macacos, talvez até alguns pontos encontrados no Planeta tenham servido de inspiração). No Brasil, a série foi exibida incansavelmente na Rede Globo e em seguida no SBT, e anos mais tarde na Rede Bandeirantes.

Um episodio que fixou na minha mente foi o chamado, Gênio da TV. Dino se torna um executivo, ficando responsável pela programação de uma grande emissora de TV, com sua direção a programação faz um enorme sucesso, um dos programas criado é chamado "Caixa cheia de cachorrinhos", sim o programa era somente sobre isso. Devido a baixíssima qualidade dos programas escolhidos e criados por ele, toda sociedade começa a perecer devido a perda de inteligência ficando totalmente inapta para realizar até as tarefas mais simples do cotidiano. As reviravoltas que acontecem logo depois são bem divertidas e assim como o próprio episódio nos fazem pensar.

É sensacional ver que até programas infantis ou desenhos, que nem mesmo educativos são, conseguem passar mensagens e fazer raciocinar, é quando percebemos como a programação de nosso país é medíocre em quase todos os níveis. Talvez a dificuldade aqui seja a prática de nivelar por baixo, valorização do vitimismo e o medo de se fazer pensar. A culpa disso tudo é do dono da TV, dos profissionais e também do próprio público. Mesmo programas que são importados quando adaptados não escapam, se você assiste um "The Great Bake Off" original, é uma competição para saber quem é o melhor. E pronto! Aqui com ajuda da torcida querem transformar em uma especie de novela mexicana (dê o prêmio para quem chora mais logo). O Complexo de vira-lata faz parte do Brasil viver na ignorância, sem pensar, refletir ou discutir ideias e se recolher a mediocridade parece ser muito mais cômodo.

Olha os campeões de audiência e repercussão anos atrás, será que algo mudou?
Todos os países tem em sua grade de programação algum lixo televisivo, mas o Brasil parece se esforçar cada vez mais para ser campeão nisso.

Poderíamos citar alguns programas Educativos da TV Cultura como Castelo Rá-Tim-Bum, um dos melhores produtos audiovisuais já feitos da história da TV. Programa de utilidade pública da Globo, Bem Estar. Mas infelizmente são coisas raras, mas essas devem ser exaltadas sempre para não deixar duvidas. Entenda ninguém aqui esta exigindo que façam somente documentários ou programas educativos, mas sim que a maioria dos programas para todas as faixas etárias sejam de qualidade. É pedir muito?

Comentar

Cada comentário é apreciado, mas tenha em mente que os comentários são moderados e podem levar algum tempo para aparecer. Todos os comentários de spam serão excluídos.

Postagem Anterior Próxima Postagem