Facebook SDK


O lendário soco de uma polegada (One-inch punch) é uma técnica de artes marciais chinesas que ficou muito conhecido quando Bruce Lee, astro de filmes de arte marciais e mestre do Jeet Kune, o demonstrou durante o Torneio Internacional de Karatê de Long Beach.

Soco de uma polegada, o mito

Muitos acreditam que essa técnica veio do estilo de Wing Chun (mestre Yip), talvez por ser muito usado por Bruce Lee em suas apresentações, para deferi-lo perfeitamente é necessária uma alta taxa de concentração e energia, esse é o motivo de não ser muito utilizado em suas lutas. O foco da técnica que utiliza a habilidade fa jing “poder explosivo” é o contra-ataque e apesar da distância extremamente curta o golpe tem grande impacto como podemos observar.

Até o programa Mythbusters testaram e comprovaram a lenda em torno soco, nos testes ele teria menos impacto do que um soco comum, claro que tudo vai depender da execução correta da técnica e de quem aplica, isso fica evidente quando vemos o mestre marcial quebrar uma tábua com a palma da mão e o Jamie Hyneman não consegue sequer danificá-la.


É preciso possuir coordenação para controlar velocidade e força do movimento, por mais estranho que pareça o segredo para aplicar corretamente estes golpes não esta necessariamente nos músculos e sim no cérebro, segundo estudos de Ed Roberts, um neurocientista do Imperial College London.

Referências

Em muitos filmes sobre artes marciais é possível ver referências ao golpe, o último que me recordo foi Kill Bill volume 2, lembra do "Pai Mei" que treinou a Noiva? Mas parece que no filme O Grande Mestre 3 (Ip Man 3) aquele que o mestre Yip luta com Mike Tyson, tem referência ao golpe também.

Neste link você pode assistir um documentário que já conta com mais de 6 milhões de visualizações sobre o lendário golpe, isto demonstra mais uma vez a lenda que foi Bruce-lee.

Ps: Espero que não tenham levado a serio o texto A morte de Bruce Lee: descobri o culpado Chuck Norris afinal todos sabem que as verdades de Chuck Norris são indubitáveis, inexoráveis, supremas e incríveis.

Comentar

Cada comentário é apreciado, mas tenha em mente que os comentários são moderados e podem levar algum tempo para aparecer. Todos os comentários de spam serão excluídos.

Postagem Anterior Próxima Postagem