Facebook SDK

Cícero Moraes

Chegamos ao sétimo artigo sobre artistas que utilizam software livre em suas produções. Hoje vamos conhecer um artista brasileiro que é referência no campo da reconstrução facial forense no país e também referência mundial quando se trata do uso de programas de código aberto.

O Artista

Cícero Moraes é um designer gráfico 3D brasileiro, usuário e disseminador de programas de código aberto como Linux, Blender e GIMP, tornou-se referência no âmbito da processo de recriar faces de indivíduos que implica em uma fusão de arte, ciência forense, antropologia, osteologia e anatomia. Sua obra mais conhecida é a reconstrução facial de Santo Antônio de Pádua, realizada em parceria com o Centro Studi Antoniani que foi desenvolvido inteiramente com software livre. Na página dedicada a ele da enciclopédia wikipédia é possível quantificar praticamente todos os projetos em que esteve envolvido.

Cícero não é muito reconhecido como artista no cotidiano e nem almeja isso, pessoas passam a saber sobre ele quando a mídia cobre algum de seus feitos que geralmente vão parar em museus, exposições ou mesmo em forma de estudos práticos documentados no campo acadêmico. As vezes penso que nem o mesmo se considere um artista, pois analisando sua trajetória esta sempre reunindo informações para preencher lacunas com material encontrado e disponibilizado, seja quando esta salvando animais ou reconstruindo faces. Aqui estou para contrariá-lo, sei que a busca é objetiva acima de tudo, mas existe sim um toque artístico neste trabalho, nem que seja míseros 0,01% e que ele me desculpe, mas afirmo aqui que Cícero, vulgo cogítas é um artista também!

Ele criou o Manual de Reconstrução Facial 3D Digital um ebook gratuito de 425 páginas que aborda técnicas de computação gráfica, digitalização 3D por fotos, princípios da reconstrução facial digital. Tudo isso utilizando apenas software livre e de código aberto. A obra tem como coautor o Dr. Paulo Miamoto, Cirurgião Dentista e doutor em Odontologia Legal pela Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo.

Aqui encerramos o texto com mais um caso de uso profissional e bem sucedido de software livre aliado com estudo e dedicação, espero sinceramente que sirva de motivação para muitos começarem a aprender e criar.

Abaixo segue os links para contato e conferir os trabalhos do Cícero:

Site: http://www.ciceromoraes.com.br/blog/
Twitter: https://twitter.com/cogitas3d
Youtube: https://www.youtube.com/user/cogitas3d
Facebook: https://www.facebook.com/ciceromoraes3d

Comentar

Cada comentário é apreciado, mas tenha em mente que os comentários são moderados e podem levar algum tempo para aparecer. Todos os comentários de spam serão excluídos.

Postagem Anterior Próxima Postagem