Facebook SDK


Uma mesa digitalizadora (ou gráfica como você preferir!) é um dispositivo que permite desenhar imagens diretamente no computador com a mesma facilidade que temos em uma folha de papel, geralmente usamos softwares de edição imagem para isso. Usando um dispositivo semelhante a uma caneta, "stylus" na superfície plana podemos "desenhar" a imagem que é exibida simultaneamente na tela do computador ou dependendo do modelo na própria mesa gráfica.

A minha primeira mesa gráfica foi uma Genius modelo "8x6 Mousepen"  que adquiri há 8 anos atrás e ela ainda continua funcionando. Abaixo montei uma imagem para demonstrar a diferença de tamanho da área ativa entre as minhas duas mesas gráficas, pois muitas vezes as pessoas (principalmente quem nunca teve uma) se confundem quando vão adquiri-las. Tenha em mente que essas medidas são importantes na hora de escolher um modelo.

Genius 8x6 & Wacom Intuos Draw lado a lado

A área ativa que eu particularmente utilizava na Genius era exatamente essa exibida na marcação da imagem e pelo que pude comprovar ela funciona até 20,3 x 15,2 cm (8 x 6 polegadas). No Windows bastava desativar as "células de atalho" e marcar para usar a área total no programa que gerenciava a mesa. Mesas gráficas alternativas são mais baratas e geralmente fornecem uma área ativa muito maior que os modelos equivalentes da Wacom, claro que este modelo apresentado não é equivalente ao que adquiri, mas serve para dar uma noção e embasamento sobre este ponto.

Wacom Intuos Draw

  Wacom Intuos Draw ao lado de canetas Bic

Mês passado resolvi adquirir um modelo de mesa gráfica pequena da Wacom, mais precisamente uma Intuos Draw. Mesas gráficas grandes são difíceis de usar junto com um teclado e tendem a ser mais adequados para tarefas individuais onde a digitação é secundária, por exemplo, edição de vídeo ou ilustração. Eu resolvi adquirir esse modelo menor por conta de espaço e uso multitarefa, pois não sou ilustrador e também não estou acostumado a desenhar com traços muito longos igual aos profissionais e além disso utilizo notebook.

Mesas gráficas produzidas pela Wacom fazem uso de tecnologia patenteada de indução eletromagnética, para que não precisem de baterias ou mesmo fios para funcionar, reduzindo a manutenção e o peso dando uma sensação de caneta mais natural. O fato de não usar bateria é um grande diferencial, pois é frustrante quando falham interrompendo a execução do trabalho.

Algumas das especificações do produto:

Tipo: Sensível à pressão, sem pilhas
Dimensão Total: 210 x 169 mm
Área ativa: 152 x 95 mm
ExpressKeys: Quatro botões com configurações específicas ao aplicativo
Níveis de pressão: 1024
Resolução: 2.540 lpi
Velocidade de leitura (caneta) : 133 pps

Trabalhar com mesa gráfica pode exigir um período de adaptação, pois diferente do mouse ela trabalha com posicionamento absoluto: onde você posicionar a ponta da caneta na área ativa, será o ponto correspondente ao da tela.

Portanto na hora da compra preste atenção ao tamanho da área ativa da mesa gráfica em relação ao tamanho de sua tela de trabalho:

- Pequena demais em relação a tela: Deixam os traços bem mais imprecisos e seleções são mais difíceis de fazer.

- Grande demais em relação a tela: Gera sensação de atraso e lentidão e vai exigir muito mais movimentos da mão ou mesmo do braço levando a fadiga.

Para ilustradores que estão acostumados a desenhar em folhas grandes ou maiores que A3, uma área de desenho maior é sempre recomendado para que fique o mais próximo possível do natural. No meu caso depois de fazer alguns testes, penso que uma mesa de tamanho médio ficaria exatamente na medida, já que os novos modelos parecem estar bem mais compactos. Talvez essa opinião seja por ainda estar acostumado (e incomodado ao mesmo tempo) com o modelo anterior maior que utilizava (Genius), mas só o tempo dirá. Gostei dos atalhos das expresskeys ajuda a acelerar alguns fluxos de trabalho, a resposta da caneta e a pressão parecem bem precisos e sem lags.

Bônus

Todos que acompanham meu blog ou me conhecem sabe que uso Linux como sistema principal, então aqui vai a dica de como configurar as expresskeys da Wacom no Linux Ubuntu:

A mesa gráfica funcionou automaticamente no Ubuntu 16.04 ao plugá-la, apesar dela não aparecer na "GUI" gráfica da wacom dentro do painel de configurações de sistema, então vamos verificar como o sistema a detectou no terminal digitando o comando xsetwacom:

xsetwacom --list devices

Wacom Intuos S 2 Pen stylus id: 10 type: STYLUS
Wacom Intuos S 2 Pad pad id: 11 type: PAD


Confirmamos que os dispositivos foram detectados, mas devido a falta da GUI não podemos configurar os 4 botões de atalhos das expresskeys, mas podemos configurá-los através do terminal com os comandos abaixo.

xsetwacom set "Wacom Intuos S 2 Pad pad" Button 1 "key alt"
xsetwacom set "Wacom Intuos S 2 Pad pad" Button 3 "key shift"
xsetwacom set "Wacom Intuos S 2 Pad pad" Button 8 "key super"
xsetwacom set "Wacom Intuos S 2 Pad pad" Button 9 "key ctrl"


Nós configuramos os atalhos dos botões exatamente como estão mapeados no Windows e com esse modelo, basta alterar o atalho de "key ..." para as teclas que você preferir. Para verificar quais teclas estão disponíveis para mapeamento use o comando: xsetwacom --list modifiers

9 Comentários

Cada comentário é apreciado, mas tenha em mente que os comentários são moderados e podem levar algum tempo para aparecer. Todos os comentários de spam serão excluídos.

  1. LUCAS TRAMONTINI BONATTO2 de fevereiro de 2017 às 13:58

    a minha intuos draw faz com que o photoshop fique bugando qdo uso os brushs... como posso solucionar...

    ResponderExcluir
  2. É preciso mais algumas informações para tentar ajuda-lo, pois ficou muito vago! Bugado de que forma: Glitch nos brushs, sem pressão, travamentos?

    ResponderExcluir
  3. Assim como você, uso o linux, e sinto falta de bons programas de desenho. Você tem alguma sugestão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna,

      Para pintura o pessoal tem usado bastante o Krita (https://krita.org/), ele evolui muito este último ano. AzPainter apesar de não ser muito divulgado também é muito bom. Você pode acompanhar o que o pessoal tem usado na serie especial que criei Libre Graphics.

      ps: Desculpa a demora na resposta, o email estava na caixa de spam.

      Excluir
  4. Olá! Eu uso o sistema operacional Windows e sou uma iniciante (total) em desenho e desenho digital. Gostaria de saber, em sua opinião, se ainda vale a pena comprar a Wacom Draw para 2018. Grata desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Juniper,

      É difícil responder assim tem que avaliar o preço dela em relação aos outros modelos, pois podem ter funções mais interessantes ou não.

      Mas independente disso se eu fosse comprar hoje tentaria pegar uma de tamanho médio, pois muito pequena é útil para pintar, mas para alguns desenhos onde você quer mais liberdade na hora de traçar fica prejudicado. Preste atenção na área ativa da mesa que é o que interessa, notei que eles estão omitindo esta informação em muitos lugares.

      Excluir
  5. Eu adorei esse post, me informou bem. Tenho duas perguntas: onde voce comprou a wacom e quais são as especificações dela? Com especificações, eu digo o que meu computador precisa ter pra mesa funcionar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luana,

      Em resposta à suas 2 perguntas:

      1) Comprei na revenda oficial da Wacom Store Brasil em uma promoção com frete grátis o preço varia muito por conta do dólar ou mesmo quando tem lançamentos, inclusive notei que paguei menos do que na semana do Blackfriday.

      2) Não sei como responder corretamente essa, portanto tenho uma resposta curta e outra longa:

      Reposta curta: Uma porta USB disponível, conexão de internet para baixar driver e atualizações, Sistema operacional Windows 7 ou acima.

      Resposta longa: A Wacom geralmente recomenda a especificação de acordo com o sistema operacional hoje acima do Windows 7 e dependendo da mesa o que seria necessário tipo a "Wacom Cintiq Pro" que recomendam o uso da porta da USB-C, mas isso não nos diz muita coisa com a realidade do Brasil devido aos equipamentos serem vendidos sempre com baixo desempenho sempre tem algum gargalo mesmo nas melhores configurações.

      A dica de ouro é você primeiramente verificar quais softwares você ira utilizar com a Mesa e assim verificar os requisitos, pois quem vai exigir mais recursos é exatamente os programas de desenho e pintura, geralmente é recomendado uma placa de vídeo dedicada com o mínimo de 1GB para um bom desempenho, alguns deles podem exigir mais ou menos.

      Excluir

  6. Obrigado pela informação!
    Em relação à mesa digitalizadora, tenho o modelo XPPen Star G640S V2 ( https://www.xp-pen.pt/product/693.html ) e é porreira. Acho é que depende dos teus objectivos. Eu uso isto como substituto do rato e para pequenas edições de fotografia. Se for para coisas mas exigentes, além de maior, se calhar já convém uma Wacom Intuos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Cada comentário é apreciado, mas tenha em mente que os comentários são moderados e podem levar algum tempo para aparecer. Todos os comentários de spam serão excluídos.

Postagem Anterior Próxima Postagem