Facebook SDK


Neste artigo mostrarei na pratica os passos para configurar o seu domínio personalizado no Blogger, para ver a documentação oficial do Google acesse a página  Usar um domínio personalizado

Este tutorial funciona com domínios internacionais e com domínios de final .br que são comumente utilizados no Brasil. No final deste artigo suas configuração (com seu respectivo endereço) deve ficar semelhante a imagem abaixo:


Nota: Só execute estas configurações após adquirir seu domínio personalizado junto a uma empresa de sua preferência que registra domínios.

Vamos aos passos:

1. Efetue o login no Blogger;

2. Acesse o menu "Configurações" e então o menu "Básico";

3. Na aba "Publicação" clique no link "+Configurar um URL de terceiros para seu blog";

4. No campo em branco coloque www. seguido de seu domínio como é mostrado na imagem abaixo, clique em salvar:

5. Logo após clicar em salvar um erro  ira surgir informando que você precisa adicionar 2 entradas CNAME no site do registrador de seu domínio:

Você verá um erro e dois CNAMEs que devem ser anotados, pois ambos serão usados para que seu domínio direcione para os servidores do Blogger.

6. O próximo passo é acessar o site do seu serviço de registro de domínio e configurar DNS (Sistema de nome de domínio) cada serviço usa um nome próprio para nomear e classificar a configuração no painel de controle, então explicarei de forma genérica os passos de configuração, já eles que podem variar um pouco.

7. Insira os novos registros na sua tabela de DNS digitando os CNAMES que foram fornecidos pelo Blogger.

Exemplo:

Host Tipo Destino
www CNAME ghs.google.com
Rótulo (específico para seu blog) CNAME Alvo.dv.googlehosted.com
8. Ainda é possível inserir registros do tipo A que vinculam seu domínio sem www (seublog.com) ao site (www.seublog.com). Se você não seguir esta etapa, uma página de erro será exibida para os visitantes que não digitarem seu endereço "www".

Host Tipo Destino
@ A 216.239.32.21
@ A 216.239.34.21
@ A 216.239.36.21
@ A 216.239.38.21
9. Antes de finalizar as configurações no Blogger pode ser necessário aguardar algum tempo para replicar as mudanças, no meu caso foi imediato. Seu endereço blogspot.com em breve redirecionará para seu novo domínio personalizado, pode levar até 24 horas para o redirecionamento começar a funcionar o meu demorou cerca de 1 hora. Se você ainda estiver vendo um erro depois de 24 horas, significa que as configurações não foram inseridas corretamente e será necessário refazer o processo, ou mesmo consultar o suporte do seu serviço de registro de domínio.

Chegamos ao fim de nosso tutorial.

Comentar

Cada comentário é apreciado, mas tenha em mente que os comentários são moderados e podem levar algum tempo para aparecer. Todos os comentários de spam serão excluídos.

Postagem Anterior Próxima Postagem