Ads Top

System76 anuncia o Pop! _OS


Lançamentos de "novas" distribuições Linux ao longo dos anos, sejam elas remasterizações com ou sem modificações é algo tão banal que tornou-se quase uma tarefa rotineira diária. Porém, apenas uma porcentagem ínfima traz ou propõe coisas novas, mas essas quando surgem são raras como o dia 29 de fevereiro. Quando citei no texto Distribuições linux para acompanhar varias traziam algo novo, sejam programas ou Ambiente de desktop (DE - Desktop Environment), mesmo que oriundo de projetos como Gnome ou ainda que usassem a base de repositórios do Ubuntu ou Debian. Notem que aquele projeto Papyros foi descontinuado, pois se juntou ao Hawaii e se tornou um tal de Liri, muitas pessoas diziam que era só mais do mesmo com um novo Material Design, veremos se provam o contrário desta vez.

Pop! _OS o sistema operacional da System76

A System76, uma empresa que vende computadores com Linux queridinha de muitos usuários da comunidade livre, quer abraçar todas as etapas para fabricar seus produtos, pois se me lembro bem em uma postagem recente no blog deles havia algo sobre a fase 3 "design do produto e a fabricação em casa", com isso havíamos entendido que eles iriam abandonar os barebones e projetariam uma das partes dos próprios equipamentos. Um mês depois veio o Pop Theme um tema para usar com o Gnome ou mesmo Unity e então derrepente surgiu o anunciou de uma nova distribuição.

Segundo do Carl Richell, CEO da System76. O objetivo do Pop! _OS é tornar  tornar o desktop Linux
"tão produtivo quanto possível para as áreas de engenharia, desenvolvimento e ciência da computação onde o Linux se destaca."
Lendo os blogs e fóruns na internet vi que muitos criticaram ou chilicaram diante da decisão da empresa de construir e manter uma distribuição para casar com o seu hardware e atender as expectativas de seus clientes. Pelo que sei até esse presente momento é que ela é apenas uma remasterização do Ubuntu e que tudo isso me parece ser parte de uma grande jogada de marketing, pois muitos já estão falando sobre a distro e testando antes da versão final e que tudo indica vai debutar algum novo notebook ou desktop, já que o System76 colocara o Pop! _OS por padrão a partir de 19 de outubro em todos os seus laptops e desktops. Mas quem sabe talvez futuramente possamos chamar ela de distribuição se os planos da System76 se concretizarem.

Fico aqui me perguntado como esse pessoal reagiria diante de problemas reais, vivenciando o que ocorreu aqui no Brasil na época que o governo incentivou o uso de Linux no programa Computador Para Todos, fenômeno que fez surgir inúmeras distribuições brasileiras mal otimizadas unidas com hardwares de má qualidade e que por fim viravam pesadelo para milhares de consumidores. Apesar que o caso da System76 parece ser bem diferente das empresas daqui, que vale lembrar novamente que tinham a ajuda do governo, pois basta analisar seus históricos de otimizações e correções demonstrando pelo menos algum comprometimento no que estão fazendo.


Nenhum comentário:

Cada comentário é apreciado, mas tenha em mente que os comentários são moderados e podem levar algum tempo para aparecer. Todos os comentários de spam serão excluídos.

Tecnologia do Blogger.