Facebook SDK

Erinia é ou era um jogo de MMORPG 100% nacional que saiu em meados de 2004, tem como inimigos os personagens de lendas do folclore brasileiro nada haver com aquelas gravuras de livros didáticos ou com a descrição que a vovó dava para você, eles foram adaptados para ficarem semelhantes aos monstros horrendos do cinema. Onde encontravam Saci, Lobisomem, Alma Penada, Caipora, Corpo Seco, Gogó, Homem do Saco. Nas missões nas quais o personagem poderia participar, existe o contato com lendas, mitos e elementos culturais brasileiros, como a Lenda da Erva Mate, “Trabalhos”, “Encostos” e “Descarregos”. Claro que foram adaptados para o estilo de jogo, algo parecido com o que fizeram com os personagens. Até o final de 2004 havia 25.000 usuários cadastrados algumas propagandas na rede Bandeirantes quando passava o extinto programa sobre games, G4 brasil. Só que depois o numero de jogadores foi caindo, caindo, agora pouco se sabe do futuro dele.


Algo a dizer: Eu lembro que na época do lançamento um monte de gente criticou por causa do elemento "lendas Brasileiras", nossos compatriotas menosprezam a própria cultura, é um preconceito sem tamanho, a cultura de uma país não é inferior ou menos importante do que a de nenhum outro, é apenas diferente. Só que o critério desta molecada e alguns adultos com formação é só valorizar o que vem de fora mesmo, principalmente EUA e Japan, isto me fez lembrar dos quadrinhos brasileiros, deixa pra outra hora, não estou defendendo o jogo ou a empresa que a desenvolveu e sim alertando sobre a falta de consciência das pessoas, chega de desvalorizar, procurem conhecer nossa cultura. Algumas dos mitos estrangeiros foram modificados e incrementados para se tornar mais interessante no cinema, livros etc, mas pouca gente parece saber disso.

Infelizmente algumas empresas e profissionais devem aprender a lançar seus produtos 1º lá fora, sim é uma dura realidade, lá é mais receptivo, não existe a palavra inferior por ser produto nacional, claro desde que o produto seja bom! Quando lançado aqui, já se recebe o rótulo, esta é a verdade, veja casos de escritores, cineastas, programadores etc. Quer um exemplo superwaba (eu usei para um projeto em palm) o desenvolvedor (Guilherme Campos Hazan) e a ferramenta são mais conhecidos lá fora do que no próprio país.

5 Comentários

Cada comentário é apreciado, mas tenha em mente que os comentários são moderados e podem levar algum tempo para aparecer. Todos os comentários de spam serão excluídos.

  1. quando o jogo vai voltar no Ar??

    ResponderExcluir
  2. Este jogo esta fora do ar desde marco deste ano, quando ele vai voltar?se é que ele vai voltar.

    ResponderExcluir
  3. Acredito que chegou ao fim mesmo, não existe mais o site tanto da empresa quanto o do game! Chega o fim mais uma tentativa de jogo desenvolvido no brasil! O jeito agora é jogar http://www.taikodom.com.br/ é outro genero mais é um outro produzido no brasil!

    ResponderExcluir
  4. o jogo esta' de volta.. para os interessados acessem:
    http://www.mundoerinia.com.br
    bjuus mores ;*

    ResponderExcluir
  5. Boas Noticias após anos... o Erinia está em processo de expansão! isso mesmo, Expansão! para a alegria dos aficionados, podem conferir em www.eriniatuorhence.com.br. em breve anunciaram a data oficial de lançamento!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Cada comentário é apreciado, mas tenha em mente que os comentários são moderados e podem levar algum tempo para aparecer. Todos os comentários de spam serão excluídos.

Postagem Anterior Próxima Postagem