Facebook SDK

Tokusatsu para quem não sabe é a abreviatura da expressão japonesa "tokushu satsuei", que pode ser traduzido como "ação real com efeitos especiais". Atualmente é sinônimo de filme ou série live-action de super-heróis produzidos no Japão, usando varias técnicas como: computação gráfica, modelismo, entre outras.

Alguns exemplos de tokusatsu são a série de filmes do Godzilla, e os seriados National Kid, Ultraman, Ultraseven, Spectreman, Jaspion, Changeman, Jiraiya, Black Kamen Rider, Cybercops, Winspector entre muitos outros.

Será que o fim do tokusatsu no Brasil não seria puro preconceito?
Se analisarmos as séries veremos apenas atores japoneses, afinal o produto é produzido para ser consumido no país e emprega muito de sua cultura: comida, musica, tradições etc. (Nossas novelas também fazem isto e não são exportadas?) Agora se pegarmos por exemplo os Power Rangers (não o chamem de tokusatusu é blasfêmia), a serie é produzida nos EUA em cima das produções japonesas pegando cenas prontas, mas apresentam sempre miscigenação colocando pessoas de varias raças, e os hábitos também são mais próximos de países como o Brasil. Se pensarmos bem a miscigenação no Japão é bem pequena e como dito antes o produto é feito para ser consumido lá dentro. Os heróis de lá acabam não cruzando fronteiras como os dos americanos que protegem o mundo e não apenas uma pequena ilha.

Photobucket - Video and Image Hosting
Quando era criança e adolescente assisti muitas das séries tokusatsu como Spectreman, Lion-Man, Changeman, Jaspion, Ninja Jiraya, Black Kamen Rider etc, não enxergava a raça e via eles como heróis/vilões/pessoas, meus amigos na época brincavam do "faz de conta" e nunca questionamos isto também. Não quero acreditar que as crianças de hoje enxerguem estas diferenças no sentido de preconceito. Se o preconceito existir! Acredito que ele ocorra por parte das produtoras e emissoras, talvez pensem que as crianças não se identifiquem com atores japoneses ou com a cultura! A historia de que as séries produzidas no EUA são mais baratas não cola! O Irônico é que a maioria das pessoas que trabalham hoje nas emissoras e produtoras cresceram assistindo, aprendendo e consumindo estas séries.

Lembro que houve marketing agressivo em torno destes heróis foram criado produtos como: LPs, quadrinhos, álbum de figurinhas, uniformes, brinquedos e até shows de circo, que renderam um bom dinheiro para muita gente. Dizem que já foi atingido o auge deste gênero, os animes estão ai até hoje, não estão? E já tiveram vários altos e baixos, o que determina parte do auge é qualidade do trabalho, o mesmo gênero continua firme e forte no Japão.

Photobucket - Video and Image Hosting
Com a extinção da Rede Manchete é inevitável não associarmos com fim do Tokusatsu no Brasil, pois nela foi exibido a era de ouro do gênero. Acho que faz mais de 10 anos que não vejo nenhuma serie por aqui, se não me engano a ultima foi Ultraman Tiga na Rede Record.

Hoje, Power Rangers é um sucesso no ocidente apesar de infantilizar e distorcer o conteúdo que os originais tinham, com isto perdem uma grande parcela de público que um tokusatsu original atrairia.

Apesar de tudo isto muitos fãs ainda mantém viva a memória das series, seja transmitindo elas por vídeos ou noticiando e disponibilizando material das novidades produzidas no Japão na internet, basta procurar pelo termo Tokusatsu.

Photobucket - Video and Image Hosting
Finalizando, talvez se os estúdios no Japão criassem uma serie de defensores do planeta colocando atores de várias raças, poderíamos vê-las aqui novamente ou quem sabe até uma rede de televisão brasileira desistir deste preconceito contra as series orientais!

8 Comentários

Cada comentário é apreciado, mas tenha em mente que os comentários são moderados e podem levar algum tempo para aparecer. Todos os comentários de spam serão excluídos.

  1. Muito boa essa materia dobre tokusatsu , realmente marcou nossa infancia.

    ResponderExcluir
  2. Adriano Da Silva Santos5 de agosto de 2009 às 10:03

    Gostaria poder velos dinovo.

    ResponderExcluir
  3. cara a ulbra tv de porto alegre anda passando algumas series como jaspion jiraya entre outras acho que ainda temos gente que não pensa só na grana e mó galera anda acordando cedo pra rever todas elas ...ótima mátéria a sua abraço

    ResponderExcluir
  4. Fui procurar sobre a ulbra-tv e descubro que ela é transmitida on-line, bom para quem não capta o sinal por cabo ou local. Na grade verifiquei que estão exibindo Japison, Jiraiya, Changeman os 3 tokusatsu que fizeram grande sucesso no brasil.

    Grande dica do niko, podem conferir galera!

    ResponderExcluir
  5. marco aurélio conçane21 de maio de 2010 às 13:58

    infelizmente tem gente que não quer que seja divulgado o tokusatsu por aqui.eu pensei, e penso ainda que há uma grande conspiração (ministério da injustiça)que proibe a exibição desse genero na tv brasileira.olhem o que fizeram com os animes, quando a manchete estava ''mal das pernas'',só exibiam o shurato(em horários inaçessíveis),yu yu hakusho(também)maskman,jiraya(metade das séries)e samurais warriors.e depois,os animes somem da tv,exceto o dbz, que estreava em novembro de 99.daí a globo(argh!)cortou o samurai x e passou o digimon.e por aí vieram animes fracos como el hazard,super pig,entre outros.a manchete estava finalmente derrotada, e a band investiu em animes, até o leão bobo(ops, quero dizer,leão lobo)entrar na emissora.o fim dos animes vieram com as críticas ao yu-gi-oh!,e o povo brasileiro ficou afrescalhado que só assistem aquelas joças que passam hoje em dia na globo.enfim, o tokusatsu ficou esqueçido graças aos power rangers.só mesmo a ulbratv para passar esses ícones da cultura pop japonesa no brasil.

    ResponderExcluir
  6. pô cara,pior q deve ser mesmo.muito boa observação.
    aliás já vi na ulbra tv que desde 2010 está exibindo novamente os tokusatsus em geral,mas como eu estava dizendo,vi um episódio dos power rangers que tinha um personagen com o nome (cavaleiro dragão)que era EXATAMENTE o kamen rider RX,mesma roupa só q ator diferente.o mesmo ator q fez o filme karatê kid.
    pô!!! achei aquilo um absurdo cara.os americanos já imitavam os tokusatsus desde sempre e ainda roubam o personagem.falta de imaginação.obrg.

    ResponderExcluir
  7. o pior que faz sentido o japao possui atualmente seriados superiores dos que são apresentadoe com mesmo nivel de idade apresentado pelas grande operadoras de tv á muitos mesmo ex: kamen rider decade,kamen rider w,kamen rider kabuto,ultraman nexus e outros to comensando achar que o brasileiro gosta de porcaria mesmo (power ranger ) ou sera um metodo de manipulação que o filmes são idiotas,repetitivos e sem conteudo!

    ResponderExcluir
  8. Bota superiores nisso, aquele kamen rider kabuto tinha efeitos muito legais a molecada daqui iria se amarrar. Fora os novos que estão surgindo. O jeito é matarmos a saudade assistindo os canais indicados pelo pessoal no comentário!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Cada comentário é apreciado, mas tenha em mente que os comentários são moderados e podem levar algum tempo para aparecer. Todos os comentários de spam serão excluídos.

Postagem Anterior Próxima Postagem