Facebook SDK

Se tem uma coisa que merece ser alterada é a ortografia da nossa da língua portuguesa, pois tem muita coisa inútil ainda no meio. O ruim disto é escutar os amantes da língua portuguesa querendo preservar as suas frescuras que deu tanto trabalho de aprender. Lembro que uma professora falou que a palavra ficava mais bonita com trema, não sei porque nunca consegui enxergar esta beleza.

Em nosso caminho de aprendizado muitos professores acabam atrapalhando mais do que ajudam na hora de ensinar, principalmente quando soltavamos aquela perguntas inocentes, mas sorrateiras como:

Aluno - Quando é que usa a virgula?
Prof - Repita a frase em voz alta e no intervalo da respiração coloque a virgula.

Devido a vários destes incidentes de percurso sabiam que fui descobrir que o til (~) na escrita cursiva (letra de mão) não era no meio da duas vogais apenas na 8º série, depois de um esporro de um professor. Por não ser amante da língua portuguesa mesmo devorando muitos livros, revistas, HQs etc tenho que correr atrás do prejuízo, hoje tento melhorar vocabulário, gramática sem muito sucesso, mas estou tentando.

Chega de conversa sabemos que o ensino é falho mesmo e vamos ver algumas mudanças.
- O acento circunflexo "^" (tire o chapéu) não será mais usado em palavras terminadas em "oo", como "magôo" ou "vôo" que se tornam "magoo" e "voo".

- Diga Adeus ao trema menos nas palavras estrangeiras e em suas derivadas como Müller.

- O acento diferencial que é usado para distinguir duas palavras que têm a mesma pronúncia (homófonas), como pára (do verbo parar) e para (preposição) ou péla (do verbo pelar) e pela (união da preposição com o artigo), bom esta são as mais usadas como exceções para pôr e pôde

- Hífen é mantido se depois dele vem a letra h ou uma vogal igual à letra anterior ao sinal, no caso das consoantes s e r vai ter que dobrar, como é o caso em autosserviço e antissocial, autorreforma e contrarregra.

Recomendo fortemente que procurem por mais informações sobre a reforma, pois existem as exceções e elas fazem diferença na hora de prestar um concurso ou vestibular, apesar que até 2012 vale as duas formas de escrever. Você pode obter um guia da reforma ortográfica no site G1.com.

Nós que trabalhamos na área de informática temos que aprender continuamente e não nos queixamos, agora ver professores da língua portuguesa se queixando de aprender algo novo chega a ser irônico, será que a palavra sem trema ficou realmente feia?

Comentar

Cada comentário é apreciado, mas tenha em mente que os comentários são moderados e podem levar algum tempo para aparecer. Todos os comentários de spam serão excluídos.

Postagem Anterior Próxima Postagem