Facebook SDK

O filme Jogos Vorazes é nova franquia teen da vez, e toda vez que se tem noticias sobre alvoroço de bilheterias muitos de nós, que já passaram por diversas sessões ficamos imaginando. Será que o filme é tudo isso mesmo?

A verdade é que quando o filme é uma franquia e ainda dirigido ao publico jovem imediatista naturalmente ele será mais divulgado e falado mesmo, afinal quem domina propagação de informação na internet. Mesmo que o filme não seja lá essas coisas, igualmente as outras franquias Harry Potter e Crepúsculo ele foi baseado em livros, e então some isso a doses de fãnatismo cavalares para ajudar. Como os olhos ficam fechados e não se pode analisar a película e ainda as pessoas tem energia infinita na web para defender a obra dizendo absurdos, tais como que a pessoa deveria ler o livro para entender o filme, se isso ocorrer de fato o filme não passa de uma porcaria.

hunger_games
Bom muitos acusaram o Jogos Vorazes de ser um plagio de Battle Royale, sabemos muito bem que Hollywood tem bebido da fonte oriental, seja mangás filmes do Japão, China, Koreia etc. Como um caso que citei a respeito de sucker punch que lembrava muito os aspectos visuais de um filme chamado Casshern.

As historias até que são bem parecidas, mas segundo os relatos da própria autora ter tido a ideia vendo tv mudando de um canal para o outro não convence, pois além do mangá/livro/filme citado temos muitas outras inspirações que podem ter servido. A maior delas poderia ser o filme O Sobrevivente (The Running Man), de 1987, onde um prisioneiro precisa escapar da morte num show de TV [pullquote-right]"O Sobrevivente (The Running Man), de 1987, onde um prisioneiro precisa escapar da morte num show de TV" [/pullquote-right]que muitos dizem ter cenas que lembram o filme francês Le Prix du Danger, de 1983 (The price of the Danger). Apesar de todas as acusações e a ideia pode não ser lá muito original, mas a verdade é que o mundo de Jogos Vorazes é inteiramente de sua criação. Então onde esta o tal plágio?

Contudo a historia tem pontos muito sofríveis carreiristas, turnê da vitória, interpretação etc.

Carreiristas

Alguns distritos fornecem suporte a isso, ter pessoas voluntarias para serem treinadas para combates que certamente a levaram a morte é controverso, pois tamanha habilidade adquirida e o acesso a armas poderia criar a qualquer momento uma revolução com guerrilheiros contra a capital.

Turnê

Saudar as pessoas que mataram seu próprio filho / parente / amigo / conterrâneo vários pontos sofrendo pressão tornaria um caldeirão prestes a explodir, veja como funciona as manifestações. É infantiloide demais não ter conflitos mesmo que se justifique por conta de um distrito que se revoltou.

Interpretação

Não são nada convincentes por vários atores e a da Jennifer apesar de ser uma das melhores do filme, me remeteu lembranças de Murilo Benício, Ricardo Macchi (Cigano Igor), Fernanda Vasconcellos para servir de exemplos próximos, o tal do Benício deveria tentar a carreira fora. Ela conseguiu ser mas insossa que ele, mas houve tanto elogios. Não estou dizendo que Jennifer Lawrence seja uma atriz ruim ela é ótima, veja o filme Trapaça e veja a diferença.


Estrela de Jogos Vorazes em o Filme a Trapaça
 Jennifer Lawrence em Trapaça

Isto é o que consegui ter paciência para destacar, fora as falhas técnicas, erros de direção em geral para uma grande produção. Muitos sites que se dizem especialistas em cinema deram notas muito altas, se a avaliação tivesse sido feito por alguém dentro do publico alvo seria aceitável, mas o que vemos é um fenômeno de ir junto com a maré para agrariar fãs e assim todos ficam felizes. Isso pode funcionar no momento, mas a longo prazo se perde a credibilidade o Cinema com Rapadura que o diga.

Tudo é muito ridículo, cansativo e irrita bastante, mas podemos destacar pontos positivos a protagonista por ficar longe o estereotipo de historinhas de romance e agindo a bel prazer de seu par ou seja não é um mero pedaço de carne, pendurado em um açougue pronto para ser consumida, ou seja, ela tem uma personalidade de mulher forte, independe e decidida. E o fato do filme fazer esta garotada pensar tendo contato com ideias de como a mídia ou a repressão podem ser ruins são muito boas.

Jogos Vorazes é muito melhor que historias de vampiros cobertos de purpurinas para se dizer de passagem, um bom entretenimento para o publico teen, mas no geral os filmes não convencem. Se você não esta dentro deste publico alvo fique longe do filme.

7 Comentários

Cada comentário é apreciado, mas tenha em mente que os comentários são moderados e podem levar algum tempo para aparecer. Todos os comentários de spam serão excluídos.

  1. Filme merda só assisti para ver Jennifer Lawrence e quem me manda ler o livro mando tomar naquele lugar.

    ResponderExcluir
  2. Acho que o maior problema das pessoas que reclamaram do filme é não ter lido os 3 livros, tem que ler pelo menos um deles para entender o contexto. A história é maravilhosa ótimo filme.

    ResponderExcluir
  3. Adorei o livro e gostei do filme com certeza faz grande sucesso com os jovens. Um filme que me fez pensar em toda desigualdades sociais entre tantos vários outros assuntos.

    ResponderExcluir
  4. Misturou O Sobrevivente, Show de Truman, Equilibrium, A Ilha, etc, Não li nenhum dos livros, mas esse filme me decepcionou totalmente

    ResponderExcluir
  5. Ai esta a prova que o filme é ruim! Até quando vão insistir que as pessoas tem que ler o Livro.

    ResponderExcluir
  6. Mês passado tive a oportunidade de ver os filmes, e realmente, é um filme bem marrommenos, achei estranho um mundo ter toda aquele aparato tecnológico, e ainda precisar das pessoas dos distritos para produzir suas matérias-primas única coisa que realmente ajuda ele a ficar mais tolerável acaba sendo a atuação da protagonista.

    ResponderExcluir
  7. O que me ganhou nesse filme foi sua protagonista e todos os valores que ela transmite, o cuidado com a família. Pensei que seria mais um romance besta adolescente, mas me surpreendi e pra mim é uma esperança pro cinema infanto juvenil. O filme é legal e traz bons dialogos, coisas que poucos filmes fazem nos dias de hj!

    Jogos Vorazes é demais ansiosa pela conclusão.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Cada comentário é apreciado, mas tenha em mente que os comentários são moderados e podem levar algum tempo para aparecer. Todos os comentários de spam serão excluídos.

Postagem Anterior Próxima Postagem