Facebook SDK

O que é Rabisco Livre ?


O Rabisco Livre é uma comunidade de profissionais que utilizam softwares livres em diversas áreas, alguns exemplos são: Ilustração, Quadrinhos, Web Design, Fotografia, Arte experimental, Animação 2D e 3D e Áudio. Ela tem como o principal objetivo demonstrar o uso profissional dos Softwares Livres, bem como estimular o aprendizado e o aprimoramento da aplicação destes softwares nas mais diferentes áreas das artes aplicadas.

Artista: Gustavo Deveze / Softwares: Tupi e Blender

Por quê?

Artistas, estúdios e entusiastas do mundo inteiro tem usado diversos softwares livres para realizar seus trabalhos ou parte deles, algo que parece ser desconhecido do grande público, de alguns estúdios e de muitos profissionais. Nosso projeto ajuda a combater um pouco desta desinformação e preconceito com as ferramentas e também tem o intuito de resgatar o uso das técnicas sem restrições por parte de softwares sejam eles proprietários ou livres.


Google Plus


O Google+ foi escolhido como plataforma para facilitar a integração entre desenvolvedores, comunidades, artistas e entusiastas. As discussões são compartilhadas facilmente entre as  pessoas que estão trabalhando para melhorar o software ou criar seu trabalho em torno dele. E graças a ferramenta tradutor pessoas de todas as partes do mundo podem se juntar ao projeto escrevendo em seu idioma nativo, ou seja ele é multilíngue, isso proporcionou uma integração praticamente sem barreiras.

Artista: Mozart Couto / Softwares: GIMP / Testes: Aquarela no GIMP

Estrutura

O Rabisco Livre basicamente é dividido em duas partes que podem ser ou não direcionadas para públicos distintos:

Page

A página é destinada aos seguidores e tem a intenção de promover os trabalhos de profissionais destacando as matérias enviadas dentro da comunidade e é um meio para as pessoas que não sejam totalmente ligadas as áreas artísticas e que não visitam constantemente a comunidade tomarem conhecimento de alguns deles gerando mais promoção dentro da rede social, com as funções  "seguir", "comentar" , "compartilhar" e "marcar +1" ativas.

Comunidade

A comunidade por enquanto é restrita a participação de profissionais, desenvolvedores e colaboradores feitas através de convites, mas é aberta a visitação publica e com as funções  "compartilhar" e "marcar +1" ativas.


Artista: Cicero Moraes / Software: Blender / Trabalho: Reconstrução facial digital

Quem faz?

Dentre os membros integrantes podemos destacar algumas pessoas que há alguns anos vem promovendo o uso de software livre para criar arte visual entre eles  +Mozart Couto+Cicero Moraes, +Americo Gobbo, +Patrick David além de muitos outros.

Conclusão

O Rabisco Livre esta mais para um grupo de pessoas que tem como ideal comum de trabalhar com Software Livre para criar arte e tratar os programas como ferramentas para o que elas foram feitas e sobre o que podem fazer ao invés de uma comunidade em busca de equivalentes aos programas proprietários. Desta forma trabalhando cada ponto, debate, técnica, solução aproveitando bem todas as discussões, seja para aprimoramento do artista e/ou dos próprios softwares que utilizam compartilhando tudo que possa melhorar produtividade e qualidade. Nossos membros são incentivamos a publicar e divulgar seus trabalhos com software livre não apenas dentro de nossa comunidade ou em outras voltadas ao software livre, mas sim em paginas, perfis, portfólios, fóruns especializados de arte. A interação entres eles também é algo que acontece frequentemente neste sentido existe inúmeras discussões e projetos correndo via lista de emails ou em diretórios compartilhados.

Destaco que o principal sistema operacional utilizado pela maioria dos profissionais da comunidade é o Linux, entretanto, isto não é um limitador, pois a mesma é aberta a todos os que utilizam ou gostariam de utilizar Softwares Livres em outros sistemas operacionais, tais como o da Microsoft® (Windows) e da Apple® (MacOS), sem qualquer restrição ou recusa por nossa parte.

Page do Rabisco Livre no G+: Page
Comunidade do Rabisco Livre no G+: Comunidade
Este artigo tem o intuito de ser apenas um informativo não representa a opinião integral ou parcial de qualquer um dos outros membros integrantes do Rabisco Livre, apenas de quem o escreveu.

2 Comentários

Cada comentário é apreciado, mas tenha em mente que os comentários são moderados e podem levar algum tempo para aparecer. Todos os comentários de spam serão excluídos.

  1. Será que não tinha uma alternativa livre ao Google+, não?

    ResponderExcluir
  2. Pode ser que sim, pode ser que não.

    Eu não sei se você leu o artigo "Artistas, estúdios e entusiastas do mundo inteiro tem usado diversos softwares livres para realizar seus trabalhos ou parte deles"

    É um olhar mais alinhado com o movimento open source que permite conviver com softwares proprietários, e usa eles se for necessário, guerra ideológica não nós interessa. Quem esta no controle é o indivíduo aqui no caso o artista e ele quem decide qual ferramenta vai usar, simples assim.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Cada comentário é apreciado, mas tenha em mente que os comentários são moderados e podem levar algum tempo para aparecer. Todos os comentários de spam serão excluídos.

Postagem Anterior Próxima Postagem