Facebook SDK

Infelizmente as políticas que tomaram conta do Sourceforge se tornaram insustentáveis para desenvolvedores e usuários de softwares. O site que já foi um respeitável repositório para hospedar projetos de código aberto, e se bem me lembro, um dos primeiros nesse tipo de serviço. Hoje não passa de um desserviço para ofertar todo tipo de lixo crapware para infestar computadores dos desavisados.

Direto aos fatos

O site esta abusando da confiança de todos fornecendo instaladores de confiabilidade duvidosa, links falsos através de botões de download que induz visitantes a erro para obter softwares que mudam o comportamento dos computadores ou que o prejudicam, os tão famigerados adwares e malwares.

O GIMP abandonou o site em 2013 na distribuição de suas versões para windows. Mas o Sourceforge em 2015 por conta própria voltou a distribuir o GIMP e assumiu outros projetos inativos por lá e modificando seus instaladores sem o consentimento dos desenvolvedores, quebrando a promessa feita em 2013 conforme relatado na lista de desenvolvimento do GIMP. Alexandre Prokoudine publicou um texto sobre o caso em uma artigo no LGW,  lá é possível entender "a que tipo de coisa" os projetos que usam o sourceforge como base de repositório estão sujeitos, bem como os usuários ou visitantes.

A falsa promessa:
we want to reassure you that we will NEVER bundle offers with any project without the developers consent. Link original

Leia sobre o que um dos desenvolvedor do VLC disse a respeito do caso. Vale lembrar que mesmo não fala pela organização VideoLAN.

O pessoal do Nmap tem algo a dizer - referência: Nmap-dev

Wine diz "Goodbye" também - referência: winehq.org

O maior problema que vejo nisso tudo é que mancharam o nome de projetos de software livre, seja por via dos instaladores de programas suspeitos ou com banners de vulgo campanhas patrocinadas "pelo site" ou "parceiros" geralmente destacando que era uma nova edição, incluindo os logos oficiais do programa, ressaltando as função do software, mas download do programa que é bom nada, você estava apenas sendo fisgado em um scam.

Evite o SourceForge

O que nós resta agora é fazer o boicote! Avise amigos e pessoas que tinham o costume de usar essa pagina para busca ou mesmo uso de repositório. Não faça download de softwares pelo SourceForge, se você realmente precisa baixar algo lá, tenha muito cuidado. Em uma pesquisa por nome de software pode ser que o google ou outro buscador traga-o em primeiro lugar na pesquisa simplesmente ignore e procure outro local. WTF? Espera, um complô do google também? Porque é isso ainda não esta listado como suspeito? Veja com seus próprios olhos! $ :)

Saiba que existe uma boa chance do projeto do software que procura não estar usando mais esse repositório. Espero que alguns desenvolvedores tomem vergonha na cara e procurem outro local. Filezilla isso é para você, pule fora deste barco e pare de ajudar na pescaria antes que seja tarde demais.

Comentar

Cada comentário é apreciado, mas tenha em mente que os comentários são moderados e podem levar algum tempo para aparecer. Todos os comentários de spam serão excluídos.

Postagem Anterior Próxima Postagem