Facebook SDK

GIMPZINE
Semana passada eu recebi um email perguntando se possuía a edição nº 9 da GIMPZine, fiquei muito surpreso, pois já se passaram vários anos desde que publiquei sua ultima edição, precisamente em 30 de junho de 2008.

A GIMPZine

Foi uma publicação digital em formato PDF que trazia análises,  tutoriais, dicas e entrevistas focado principalmente no uso do GIMP e algumas vezes em outros softwares livres para uso em computação gráfica. A Fanzine foi concebida para ser uma publicação trimestral, sua primeira edição que recebeu a numeração 0 foi publicada em junho de 2006, no total foram criadas  9 edições  (de 0 a 8). Infelizmente o site da comunidade que abrigava a GIMPzine foi descontinuado já faz algum tempo.

Curiosidades


  • Apesar de ter totalizado 9 edições lançadas nunca existiu de fato uma edição nomeada como nº 9.

  • A criação da GIMPZine serviu de inspiração para o surgimento de diversas outras publicações sobre projetos ou softwares livres nos anos que se seguiram.

  • As edições eram geradas com o software livre de Desktop Publishing conhecido como Scribus.

  • O desenhista Mozart Couto foi colaborador de todas edições produzidas.

  • Com o sucesso e alcance gerado a cada novo lançamento da ffanzine, algumas revistas de informática com circulação nacional tentaram redistribuir nossas publicações burlando a licença adotada.

Devido a esta inesperada solicitação resolvi fazer upload delas todas para um diretório publico do Google Drive. Apesar dela estar com layout defasado e alguns tutorias desatualizados, elas ainda podem servir como referencia para criação de muitos efeitos e para obter boas informações sobre o programa, técnicas e uso principalmente na parte de entrevistas. Você pode adquirir todas as edições publicadas neste link: GIMPZINE - Google Drive.

Publicações sobre GIMP

Infelizmente nos dias de hoje não é tão comum existir publicações, sejam elas atuais ou antigas sobre quaisquer programas como já foi no passado. Para o GIMP existe a revista em inglês GIMP Magazine totalmente gratuita, ela foi produzida para abordar o uso do programa de maneira mais profissional. As edições da revista; podem ser obtidas no site http://gimpmagazine.org - O projeto das revistas foi cancelado, as edições podem ser visualizadas em issuu.com/GIMPMagazine.

1 Comentários

Cada comentário é apreciado, mas tenha em mente que os comentários são moderados e podem levar algum tempo para aparecer. Todos os comentários de spam serão excluídos.

  1. Uma ótima iniciativa do Mozart Couto, grande artista das HQs brasileira de quem sou muito fã, pena que essa ideia não teve continuidade, quem dera eu pudesse fazer isso mas, apesar de ser um usuário básico do Gnu/Linux não tenho nem uma sombra do nível de conhecimento do Mozart em Arte digital. Também quem agradecer a você que nos permite acesso a todas as edições produzidas. Muito obrigado.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Cada comentário é apreciado, mas tenha em mente que os comentários são moderados e podem levar algum tempo para aparecer. Todos os comentários de spam serão excluídos.

Postagem Anterior Próxima Postagem