Facebook SDK


RetroAchievements.org é uma comunidade que oferece desafios para jogos antigos através da emulação de roms dos consoles. As conquistas são feitas pela própria comunidade, e o site também fornece vários emuladores personalizados que devem estar devidamente conectados na internet: para detectar e publicar os desafios realizados registrando no site o seu progresso.

Ganhando conquistas em jogos clássicos

No video logo abaixo está um exemplo antigo do emulador RAGens, rodando o famoso jogo do porco espinho do Mega Drive: Sonic. Na tela do emulador você verá dois contadores um da tabela de classificação "leaderboard" (embaixo a direita), e um da conquista aparecendo na tela e finalmente a tela  com todos os desafios do jogo "overlay" (pressionando ESC):
Conquistas no Sonic 

O sistema de conquistas ainda fornece um recurso adicional, um desafio extra que nos remete ao passado, o modo hardcore, ele desativa a possibilidade de usar o savestate de todos emuladores: você não será capaz de salvar e recarregar a qualquer momento, isso emula a experiência semelhante de estar jogando o console original. Completando os desafios dessa forma você é recompensado, ganhando pontos em dobro. Por exemplo se um jogo normal vale 400 pontos no modo hardcore ele valerá 800 afetando bastante sua pontuação e seu ranking consequentemente.

O Retroachievements nos estimula a jogar títulos que já conhecíamos e também a conhecer outros jogos buscando aproveitá-los ao máximo, seja batendo recordes, destravando novos personagens, coletando itens etc. Além de colecionar as medalhas, após dominar os jogos muitos jogadores, através dos desafios acabam descobrindo coisas que nem faziam ideia que sequer existiam em jogos que eles pensavam conhecer tão bem, como finais secretos, itens especiais ou mesmo façanhas que julgavam impossíveis de serem realizadas.

Comentar

Cada comentário é apreciado, mas tenha em mente que os comentários são moderados e podem levar algum tempo para aparecer. Todos os comentários de spam serão excluídos.

Postagem Anterior Próxima Postagem