Facebook SDK


Eu sempre pensei que americanos tinham aversão a cultura oriental, mas depois comecei a desconfiar que isso tudo é culpa de quem comanda a industria americana, sabe toda aquela historia de protecionismo, pois é! Porque não há nada que explique toda a resistência e barreira criada principalmente quando se esta tratando apenas de arte. É só ver o caso de animes e mangás que nunca desembarcaram no país ou o caso dos tokusatsu que inclusive são adaptados e os originais impedidos de serem distribuídos em diversos países da América por conta de licenciamento abusivo.

Quando falamos de jogos sabemos que no passado a maioria das capas eram recriadas com os traços ocidentais que eram em sua maioria totalmente diferentes da versão oriental, muitos diziam que as capas japonesas eram muito liberais, mas se analisarmos não encontramos nada que alarmaria nem mesmo o maior dos moralistas. As artes recriadas muitas vezes lembravam aqueles desenhos do estilo europeu que em nada combinava com os jogos lançados. No vídeo abaixo podemos observar alguns exemplos em que a arte até ficou melhor que a original, mas não se engane, pois é apenas uma pequena parcela de títulos que foram lançados dentro de toda a industria de jogos.

Se voltarmos um pouco mais no passado podemos ver a tragédia que foi as adaptações das capas do console do Master System, estas que foram lançadas em diversas regiões do mundo com um "espetacular" fundo quadriculado. Graficamente elas não tem comparação com as versões japonesas que foram muito mais bem feitas e ilustradas. É serio, basta olhar essa capa de Out Run lado a lado.


Sinceramente não dá para entender porque a Sega decidiu fazer desta maneira, se precisavam ganhar mercado teriam que ter contratado um ilustrador para adaptar as originais, mas pensando bem poderia ter sido pior, principalmente se olharmos muita das capas adaptadas de jogos do Nintendinho, Megaman que o diga.


No site http://timewarpgamer.com/ é possível achar discrepâncias de vários títulos comentados para diversos consoles e ainda no site http://www.thecoverproject.net podemos encontrar centenas de capas em versões europeias, japonesas e americanas etc.

Comentar

Cada comentário é apreciado, mas tenha em mente que os comentários são moderados e podem levar algum tempo para aparecer. Todos os comentários de spam serão excluídos.

Postagem Anterior Próxima Postagem