Facebook SDK

Opentoonz
Em meados de 2016 anunciei aqui a liberação do programa OpenToonz como um projeto de código aberto (open-source) ele foi baseado no "Toonz", lançado pela Dwango em cooperação com a Digital Video a responsável pelo desenvolvimento inicial.

Para situá-lo e também demonstrar a capacidade e poder que o OpenToonz pode nos conceder, compartilho uma playlist com 4 vídeos. De um modo geral, exibe um passo a passo da criação de uma cena que utiliza o método tradicional de animação.

OpenToonz (Morevna Edition)

Devido o OpenToonz ter seu código aberto é permitido que qualquer pessoa no mundo possa colaborar para colocar mais funções no programa ou mesmo corrigi-las. Foi assim que o projeto Morevna, utilizador e colaborador de muitos programas que utilizam esse modelo de licenciamento em suas produções, criou um fork chamado OpenToonz (Morevna Edition).

O projeto Morevna já desenvolveu diversas melhorias que inclusive foram incorporadas na versão oficial. A mais nova função criada pelo projeto é a Assistant Tool que é bem semelhante a ferramenta encontrada no Krita, onde podemos criar diversos tipos de perspectivas. Veja a Assistant Tool em ação criando uma perspectiva em olho de peixe:

A versão oficial do OpenToonz não ficou parada tempo, estamos na versão 1.3 e neste período tivemos diversos recursos  adicionados, aprimoramentos realizados e bugs corrigidos.

É importante lembrar que mesmo completando 3 anos desde a liberação, ainda temos muitas pessoas que desconhecem o programa e não sabem que ele pode ser adquirido de forma gratuita. Por isso é importante que você use as redes sociais para difundi-lo, pois quanto mais repercussão o programa tiver mais ele ira se desenvolver.

Encerro o texto deixando um link para o manual do programa https://opentoonz.readthedocs.io.

Comentar

Cada comentário é apreciado, mas tenha em mente que os comentários são moderados e podem levar algum tempo para aparecer. Todos os comentários de spam serão excluídos.

Postagem Anterior Próxima Postagem