Facebook SDK

Meme é um expressão usada para se descrever qualquer informação que viralize sendo replicada e readaptada diversas vezes, é um fenômeno típico da internet. Certamente você já deve ter se deparado com eles, principalmente se você navega muito pelas redes sociais.

Nazaré Confusa

Geralmente o meme vem em forma de imagens e/ou vídeos de conteúdo engraçado que se espalham pela internet por meio das redes sociais ou fóruns. Mas nem toda imagem engraçadinha pode ser considerado um meme, para se tornar um é preciso que seja compartilhado de forma viral e adaptado varias vezes. É um universo imprevisível, pois o meme surge de maneira totalmente inusitada e tem sua divulgação feita de maneira espontânea. No momento que escrevo este texto no Brasil do nada ressurgiu um meme com a musica Ameno do grupo Era, mas desta vez criaram um ratinho vestido de Papa para se referir as palavras “Dorime” e "Ameno", o porquê eu não sei.

Existe um site em inglês chamado KnowYourMeme.com que cataloga e explica o que um meme significa, claro que somente cobre os que já são mundialmente conhecidos. Lá são reunidas todas informações sobre origem, data, popularidade e alcance. A atriz Renata Sorrah virou meme no mundo graças a uma imagem da personagem que interpretou na novela Senhora do Destino, Nazaré Tedesco. O meme no Brasil é conhecido como Nazaré Confusa, lá fora ele se chama Math Lady / Confused Lady. Isso nós mostra uma das principais características do meme ser recriado ou reutilizado por qualquer pessoa.
 
Para quem não entende o idioma inglês sugiro o site Dicionário Popular que possui uma categoria que cobre memes. Focado mais no conteúdo brasileiro ele é bem atualizado e já registra memes que foram criados este ano.

Você pode tentar criar seus próprios memes de sucesso usando o memegenerator do site Imgflip ou mesmo apps para celulares, mas somente o acaso vai determinar, se eles são ou não memes.

Comentar

Cada comentário é apreciado, mas tenha em mente que os comentários são moderados e podem levar algum tempo para aparecer. Todos os comentários de spam serão excluídos.

Postagem Anterior Próxima Postagem