Facebook SDK

contactless

Em meio a pandemia, o uso de pagamento com tecnologia contactless se tornou bem mais comum em diversas partes do mundo, principalmente pela questão sanitária, já que evita contatos físicos.


Mas afinal, o que é essa tecnologia?

A tecnologia contactless é uma espécie de comunicação por campo de proximidade. Funciona assim: Ao aproximar o cartão contactless a poucos centímetros do leitor de pagamento, o sinal de autorização é sincronizado e o pagamento efetuado, simples assim.


Consegue perceber a vulnerabilidade? Sem inserção de senha, digital ou uma ação mais mecânica! A conexão NFC “Near Field Communication” é estabelecida automáticamete pela aproximação entre os dois dispositivos. Assim qualquer pessoa poderia estabelecer uma conexão NFC com seu dispositivo ou cartão, desde que se aproxime o suficiente.


Com a possibilidade de pagamento em débito ou crédito apenas com a aproximação, alguns golpistas passaram a carregar maquinas para captar o sinal do cartão e realizar transações de compra, devido a operação parecer autêntica, o portador poderia ter dificuldade de reaver os valores perdidos. Vale lembrar que você sempre deve contestar transações não reconhecidas junto as emissoras de cartão, seja este contactless ou não, assim elas podem ressarcir quem foi lesado, caso a contestação seja válida e realizada dentro do prazo estabelecido.


Muitas instituições emissoras de cartão tem oferecido o recurso de bloqueio temporário do cartão pra evitar esse tipo de fraude, também existe um limite de operações e valores diários para o uso sem senha. Você também pode comprar uma carteira ou porta cartão com proteção RFID, assim evitaria que golpistas tentem realizar uma comunicação em meio a uma aglomeração por exemplo.


A utilização da tecnologia é simples, desde que saiba que não existe tecnologia 100% segura, isso é um fato! Mas não há porque deixar de usar um recurso que facilita a forma de pagamento, desde que tome pequenas precauções.

Comentar

Cada comentário é apreciado, mas tenha em mente que os comentários são moderados e podem levar algum tempo para aparecer. Todos os comentários de spam serão excluídos.

Postagem Anterior Próxima Postagem