Ads Top

Tablets UC-Logic vs GIMP, Inkscape e Mypaint no Windows 8

Utilizando o Windows 8.1 resolvi testar novamente os drives baixados no site da Uc-logic em sua versão mais atual, possivelmente pessoas estão tendo problemas em versões 64 bits do Windows usando alguns programas, neste artigo eu vou mostrar alguns problemas e como contorná-los até que isso seja corrigido definitivamente. Lembre-se que os fabricantes estão preocupados em fazer seu driver funcionar com programas gráficos comerciais em primeiro lugar e a maioria do programas gráficos se esforçam em suportar a Wacom.

Fazendo o download dos drivers UC-Logic


Existem dezenas de modelos de mesas digitalizadoras Wacom, Huion, Hanvon, Aiptek, Monoprice tente identificar quem de fato é o verdadeiro fabricante, pois muitas tablets são remarcadas "Rebranded"  ou seja outras empresas colocam seu nome e criam um novo design do produto, mas usam o essencialmente o mesmo hardware, geralmente não tem muita diferença técnica, as mais comuns das genéricas são a UC-Logic e Waltop, por exemplo a minha MousePen 8×6 é UC-LOGIC, mas isso não é regra a Genius praticamente fez "rebrand" de todas tablets disponíveis do mercado, ela tem modelos da Key, UC-Logic e Waltop.

Tendo essa informação é possível pegar driver mais atualizados, é claro desde que empresa o forneça. Como é o caso da UC-Logic que tem um driver mais atual para meu modelo do que o site da Genius.

Analisando o Hardware

Hoje telas de computador possuem resoluções bem mais altas do que muitas tablet antigas por ai, o antigo padrão era o de monitor quadrado 4:3 que possuía um certo limite de resolução,  hoje encontramos o padrão 16:9 predominante e essas diferenças na resoluções acabam por influenciar também o uso dos programas algumas vezes.

É bem comum uma tablet resistir ao tempo adquiri a minha em 2008 ela já tem 6 anos, mas troquei de computador 3 vezes nesse período,  minha resolução hoje é 1920x1080, em tese incompatível com a tablet que possuo.

Resolução da Genius MousePen 8x6 Resolução da Genius MousePen 8x6

 Resolução do Monitor


Analisando os Programas

As versões atuais de 64 bits do GIMP, Mypaint e Inkscape, são problemáticas com diversas tablets, as vezes a pressão da tablet não funciona ou o cursor esta desalinhando com a caneta do tablet, não sei se esse problema afeta tablets da Wacom que são mais comumente suportadas por programas gráficos. Alguns programas fornecem o download da versão 32 bits, em seus sites no caso do GIMP o instalador dele fornece as duas opções automaticamente, infelizmente não consegui maneira de setar uma instalação de 32 bits, pois ele já identifica como 64 bits. Neste caso a única solução é pegar a versão portable, pois geralmente elas estão compiladas em 32 bits e não tem estes problemas encontrados nessas versões de 64 bits.

Cursor desalinhado com a tablet


Soluções possíveis

Agora que levantamos essas informações podemos tentar contornar os problemas mais comuns com esse passos.

1. Faça o download do driver mais atual de sua tablet e também dos programas em suas respectivas versões 32 bits.

2. Instale o driver com a tablet desconectada e se for atualizar remova primeiro o driver antigo antes de instalar, lembre-se de criar o ponto de restauração como de costume caso algo de errado.

3. Acesse o menu Painel de ControleAparência e PersonalizaçãoVídeoResolução de Tela altere a resolução para alguma que o tablet suporte.

Resolução do monitor alterada


Feito isso os programas que estavam com o cursor desalinhado estarão trabalhando adequadamente, a pressão já deve estar em funcionamento com os programas instalados em suas versões em 32 bits, lembrando que tanto no GIMP e Inkscape é preciso ativar as tablets nas configurações deles.

Portanto resolução, versões dos executáveis, drives e sistema operacional devem ser verificados quando você tiver os problemas nestes programas, talvez a dica funcione com alguns outros programas também.

Obs: Como penso que parte da questão da proporção de tela pode ser manipulada via software, ainda é possível tentar uma solução sem ter que mudar a resolução do monitor ou seja mantendo 1920x1080 "neste caso".  No Software da Tablet "Tablet de Caneta" na aba "Configuração do Monitor" altere a opção "Monitor completo" para "Parte do Monitor" deste modo o Inkscape e o Mypaint funcionaram com este método, exceto o GIMP, pois deve existir algo na configuração do GTK que ignore essa opção, preciso analisar melhor e perguntar para algum desenvolvedor.

Os programas testados:

Gimp 2.8.10 - portableapps.com

Inkscape 0.48.4-1 - portableapps.com

Mypaint 1.0 - mypaint.intilinux.com

No ano passado eu já havia dado a dica das versões portable em 32 bits para contornar o problema com tablets no windows 8 , com esse update deve abranger mais pessoas em busca de alguma alternativa para usar os programas.

Nenhum comentário:

Cada comentário é apreciado, mas tenha em mente que os comentários são moderados e podem levar algum tempo para aparecer. Todos os comentários de spam serão excluídos.

Tecnologia do Blogger.