Ads Top

Listail - Gerador de arquivos lst

O Synfig Studio que é um programa projetado para criar animação usando trabalho artístico em vetor e raster (bitmap) que trabalha de forma dinâmica e com automação de processos. Ele elimina a necessidade de criar animação quadro a quadro, permitindo produzir animação 2D.

Apesar do Synfig ser um programa projetado para eliminar a necessidade de trabalho quadro a quadro,  ele também nos permite trabalhar com imagens sequenciais, mas com ele não é possível importar imagens sequencias diretamente, somente através de lista de arquivos 'lst' que é um arquivo de texto que contem informações de quadros por segundo e o nome das imagens. Os programas geram as imagens sequenciais, mas não geram o lst que o Synfig precisa sendo necessário a criação manual do tal arquivo.

O Listail

Para facilitar a importação de lista de arquivos no Synfig Studio, criei um script interativo o Listail, usando ele as imagens sequenciais serão incorporadas em .lst facilitando o trabalho do animador. Ao inserir o Listail dentro da pasta de scripts do Nautilus é possível utiliza-lo via click direito do mouse, selecionado qualquer arquivo dentro da pasta de contenha as imagens sequenciais. Ao executar a opção será perguntado se deseja gerar o arquivo lst, qual a quantidade de quadros por segundo desejada e qual é o nome do arquivo a ser gerado .

Agora as imagens sequenciais geradas por programas voltados para animação quadro a quadro como Pencil 2d, GIMP (GAP) ou qualquer outro software que exporte imagens em lote (claro que o ideal é que ele esteja ou seja direcionado para animação) podem ser importadas facilmente para Synfig, faça o download do Listail.

Instalação

Para instalar basta copiar o "Listail - List File Generator"  dentro da pasta oculta .local/share/nautilus/scripts no seu diretório home e definir ele com a permissão de executável, a nova opção ira aparecer no menu de contexto (clique direito do mouse) do Nautilus dentro do novo menu scripts.

Notas: O script tem suas limitações não vai fazer verificação do preenchimento correto dos campos, se os arquivos selecionados são realmente imagens por exemplo. Para evitar problemas iniciais na geração os campos já vem preenchido com padrões pré-definidos como  24 para os quadros por segundo e list-img para nome do arquivo que podem ser alterados, se assim desejar.

Nenhum comentário:

Cada comentário é apreciado, mas tenha em mente que os comentários são moderados e podem levar algum tempo para aparecer. Todos os comentários de spam serão excluídos.

Tecnologia do Blogger.