Facebook SDK


Chegamos no fatídico dia em que uma produtora de jogos esta produzindo minidocumentários no youtube e pasmem, muito bem-feito, conta com imagens de época, consultores históricos fornecendo informações clara em linguagem objetiva. É irônico, pois é tudo que se espera encontrar em um documentário de qualidade, coisa que muitos canais de TV que dizem ou fazem parecer ser dedicados a temas histórico e/ou científico se recusam a fazer nos dias de hoje.
A Wargaming explora o ambiente de guerra em seus jogos, mas inegavelmente fez algo muito além de vender, criou o próprio acervo de conteúdo que mostra acontecimentos e fases da história mundial que são fatos de interesse público. Nos canais do youtube dos jogos da produtora ou mesmo em suas paginas é possível encontrar vários fragmentos de informações históricas.

No canal dedicado ao World of Warships, jogo onde é possível comandar navios de guerra, existe uma série chamada Naval Legends recheada de documentários, além de muitos outros vídeos espalhados por lá, geralmente sinalizados com uma ampulheta amarela. Um dos vídeos mais vistos é sobre o poderoso encouraçado Yamato que em outrora foi operado pela Marinha Imperial Japonesa. Nascido para aterrorizar seus inimigos, custou oito bilhões de dólares para ser fabricado e representa o auge da construção de navios de guerra.

Observando os comentários dos vídeos é possível notar um crescente interesse por boa parte dos jogadores no material produzido, mas um movimento maior vem de um público que nem interesse tem nos jogos, mas chegaram ao canal por conta da alta carga de fatos históricos e edições competentes, apesar do direcionamento dos vídeos serem focados na comunidade do jogo. Eu mesmo nunca joguei e fiquei fascinado com que vi, raio x (3d) dos navios fornecendo as medidas, armamento, blindagem etc, depoimentos e tomadas de vídeos que mantêm o ritmo e prendem a atenção dos expectadores, não faltam elogios a produtora pelo trabalho bem feito e esperamos ver em breve vídeos sobre os navios alemães, britânicos e franceses.

No canal do jogo World of Tanks encontramos alguns vídeos que seguem a mesma linha, leia a premissa: O que é um tanque? Pode parecer uma pergunta muito simples. Mas não é fácil de responder. Para você perceber o quão grande é o problema, de uma olhada em uma enciclopédia. Ele vai dizer algo como "um tanque é um veículo de combate blindado, normalmente rastreado que carrega um canhão como armamento principal." Esta descrição é muito simples. Como não existe resposta pronta, nós vamos ter que encontrá-la por nós mesmos. Vamos ver o que os tanques foram projetados para fazer no passado, e como o seu papel evoluiu desde então.

É um impressionante o trabalho que vem sendo feito e merece ser compartilhado e referenciado, pois aparentemente a única salvação para este meio se integrar com a nova geração, seria a Neftflix entrar no nicho de documentários, seja para criar ou mesmo fazer parcerias para produzir materiais de qualidade. Você logo entendera minha frustração ao ler a conclusão.

Conclusão

Hoje quando assistimos canais ditos como produtores de conteúdo históricos e de ciência nos questionamos: O que diabos eles estão fazendo?

Citarei a exemplo o Discovery devido a insistência de vincular os chamados pseudo-documentários, ou melhor dizendo falsos documentários na grade de programação. Milhões de pessoas assistem o canal que é considerado educacional e científico e acabam por ser enganadas, já que documentários reais se misturam com falsos, telespectadores desavisados acabam por confiar na suposta "credibilidade" do canal replicando informações como se fossem verídicas. Qual o sentido de criar documentários com atores se passando por "profissionais" para fornecer depoimentos falsos insinuando que tudo esta dentro realidade e não avisar explicitamente que o programa não passa de ficção. A disputa entre emissoras promove uma série de falsas informações e para chamar atenção estão deixando a ética de lado lamentável.

Comentar

Cada comentário é apreciado, mas tenha em mente que os comentários são moderados e podem levar algum tempo para aparecer. Todos os comentários de spam serão excluídos.

Postagem Anterior Próxima Postagem