Facebook SDK

Hoje falaremos de um software ainda pouco conhecido, mas que vem evoluindo de maneira fantástica e começa a ser adotado por inúmeros artistas, o Krita que inclusive se aproxima do lançamento de sua versão 3.0.

O desenvolvimento do software é open source “seu código-fonte esta licenciado como  software livre"  e ele faz parte do grande projeto KDE "comunidade internacional de software livre que produz conjunto de aplicativos multiplataforma", mas segue de forma independente do DE.

O Krita tem um ritmo continuo de desenvolvimento desde que desenvolvedores resolveram focar em um nicho especifico, pintura digital. Lançando campanhas anuais de financiamento no kickstarter bem sucedidas com metas claras que permite obter recursos para custear parte do desenvolvimento. Tem o objetivo de tornar o Krita a melhor aplicação de pintura digital para cartunistas, ilustradores artistas conceituais e agora animadores. Sabemos que o Krita surgiu no Linux, mas os desenvolvedores estão trabalhando para que melhore cada vez mais o suporte em plataformas Windows e Mac OSX (versão ainda experimental).

Usuários do Krita


Um forte diferencial encontrado neste projeto é o respeito que tem pelos seus usuários, neste caso os artistas que são estimulados a manter um dialogo aberto e próximo aos desenvolvedores entorno de necessidades reais e prioritárias para o programa atendê-los da melhor forma possível, algo simples, mas que muitos projetos de software livre parecem recusar ou ignorar a fazê-lo, seja por ideologia ou outros motivos.

O ilustrador francês David Revoy é um de seus usuários mais conhecidos ele apoia e mantém projetos que ajudam a divulgar o Krita direta ou indiretamente como o quadrinho on-line livre Pepper&Carrot. Onde você tem acesso a todo material usado para criação do mesmo desde de pinceis, o making-of e originais.

Na pagina oficial do Krita é possível visualizar entrevista com opiniões de artistas, inclusive de brasileiros dentre eles de meu amigo, mestre Mozart Couto, bem conhecido por participar de diversas iniciativas envolvendo o uso de software livre no Brasil.

krita-study-12-2014-800

Verificando o lançamento de vídeos no Youtube é possível ver um aumento expressivo no numero de utilizadores e entusiastas do programa, isso tudo mostra que é possível seguir uma linha de desenvolvimento tênue trabalhando bem de perto e em conjunto com a comunidade de usuários, sejam eles entusiastas, artistas amadores ou profissionais para fazer o software cada vez melhor.

Quero informar que recentemente fora reformulada a área de Learn do site onde possível encontrar vasta documentação de qualidade mesclada com algumas técnicas de arte de forma gratuita. Ainda existe a opção de adquirir através de pagamento material de treinamento no shop do site, em ambos casos o material se encontra no idioma inglês.

Se você gostou do que viu e quer ajudar o projeto pode fazê-lo de diversas formas, financiando o próximo Kickstarter, contribuindo com uma doação, comprando material de treinamento ou acessórios,  escrevendo sobre o mesmo, indicando para amigos, participando de fóruns, traduzindo documentação etc.

2 Comentários

Cada comentário é apreciado, mas tenha em mente que os comentários são moderados e podem levar algum tempo para aparecer. Todos os comentários de spam serão excluídos.

  1. achei muito top de linha mas o krita 3.0 não esta desenhando. configurei a pagina e mesmo assim fica na camada correta sem poder traçar , ai agente fica na vontade de usar .se alguém me der uma dica de como resolver ficarei mais por dentro de como realmente
    ele é bom!

    ResponderExcluir
  2. Como assim não pode traçar? Você esta usando alguma mesa digitalizadora ou é mouse? Já verificou se esta usando a ferramenta e pincel correto, talvez você possa ter bloqueado a camada sem querer.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Cada comentário é apreciado, mas tenha em mente que os comentários são moderados e podem levar algum tempo para aparecer. Todos os comentários de spam serão excluídos.

Postagem Anterior Próxima Postagem