Facebook SDK

Update junho 2017: Atualizações nos scripts Colority e Listail
No artigo anterior, Manipulando imagens com G’MIC descrevi este poderoso framework e algumas de suas funcionalidades, como a interface de comandos e a partir do uso dela criei uma micro ferramenta para auxiliar no processo de colorir diretamente a imagem.

fairy

O Colority

O script interativo Colority cria uma maneira simples para colorir, ele gera uma nova imagem com cores chapadas facilitando o trabalho do Ilustrador. Ao inserir o Colority dentro da pasta de scripts do Nautilus é possível utilizá-lo via clique direito do mouse, selecionado a imagem que deseja colorir. Ao executar a opção será perguntado se deseja colorir, se gostaria de usar uma paleta de cor adicional e finalmente, qual é o nome do arquivo de imagem a ser gerado.

A janela interativa em conjunto com a paleta padrão e adicional (se escolheu essa opção) são gerenciadas pelo G'MIC, adicionei uma janela auxiliar com todos os atalhos do filtro a serem usados na janela interativa. No final do processo será gerado uma nova imagem PNG com o nome que escolheu anteriormente.

Você tem a opção de usar o filtro do G'MIC dentro de programas como Krita ou GIMP, mas se você quer apenas criar cores chapadas rapidamente o script vai ajudar nesse processo.

Instalação

Faça o download do script no Github e copie o Colority - Interactive tool to colour para dentro da pasta oculta .local/share/nautilus/scripts no seu diretório "Home" e defina ele com a permissão de executável, a nova opção irá aparecer no menu de contexto (clique direito do mouse) do Nautilus no menu scripts.

Notas: É necessário ter instalado a versão 1.6.0.1 ou acima do G'MIC para o script funcionar. O Script possui suas limitações, não vai fazer verificação se o arquivo selecionado é realmente uma imagem por exemplo. Para evitar problemas em geração de nomes de arquivo, o campo vem preenchido por padrão como "color" e ele pode ser alterado, se assim desejar.

Deixo agradecimentos ao desenhista Mozart Couto pelo beta-testing da ferramenta.

Update: Mozart Couto escreveu sobre o script no seu blog:

Colority - aplicando cores a partir do navegador de arquivos ( Linux )

Colority - Faça o download do script no Github!

Comentar

Cada comentário é apreciado, mas tenha em mente que os comentários são moderados e podem levar algum tempo para aparecer. Todos os comentários de spam serão excluídos.

Postagem Anterior Próxima Postagem