Facebook SDK

Plasma-HUD
Há cerca de cinco anos, escrevi a respeito de um recurso muito útil na interface Unity do Ubuntu, HUD - Um modo diferente de usar menus de programas. Antes de prosseguir, gostaria de relembrar que a Canonical falhou miseravelmente em promover um marketing objetivo dos recursos únicos desta interface, apesar de lançado em meados de 2012, você não encontra quase vídeos ou artigos tratando a respeito dela ou das funcionalidades úteis, mas pessoas que à usaram e aderiram ao HUD certamente não gostariam de abrir mão dele. Abaixo compartilho vídeos que demonstram a utilidade do recurso e o ganho da produtividade no fluxo de trabalho:


Recurso equivalente ao HUD em outras interfaces

Recentemente me deparei com um projeto que através de um fork do mate-hud para a interface MATE, criou o plasma-hud para o KDE, inclusive existe o gnome-hud para o GNOME.

https://github.com/Zren/plasma-hud

O recurso fornecido em ambas interfaces são bem similares ao que era proporcionado pelo Unity Ubuntu e nas paginas do github de cada projeto, existe instruções para a sua instalação. Vale lembrar que o Ubuntu Mate já vem de fabrica com este recurso bastando ativá-lo em configurações.

Conclusão

Apesar deste recurso disponível não me sinto confortável para uma migração definitiva, já manifestei que tenho interesse em migrar para o KDE Plasma (inclusive portei scripts que uso no Nautilus para o Dolphin), pois ele vem amadurecendo muito rápido é extremamente eficiente no gerenciando de recursos e possui muita leveza e fluidez, mas devido a possibilidade de ainda poder instalar a sessão do Unity no Ubuntu 18.04 LTS com o simples comando:

sudo apt install unity-session

Pretendo permanecer, pelo menos por enquanto, usando minha interface predileta na LTS mais recente, não temos como afirmar por quanto tempo o Unity vai resistir, inicialmente a comunidade mostrou interesse em mante-lá Ubuntu Unity Development, mas saberemos definitivamente somente após o fim do suporte do modo de manutenção da versão 16.04 LTS, ou seja, 2021.

Comentar

Cada comentário é apreciado, mas tenha em mente que os comentários são moderados e podem levar algum tempo para aparecer. Todos os comentários de spam serão excluídos.

Postagem Anterior Próxima Postagem