Facebook SDK

Attack on Titan - Shingeki no Kyojin
Para entender o que são OVA e ONA e porque ambos são diferentes de um anime de temporada, vamos começar pelo começo definindo os termos:

OVA ou OAV (Original Vídeo Animation e Original Anime Vídeo)

É um formato de animação que corresponde a um ou mais episódios de anime lançados diretamente no mercado de vídeo (VHS ou LD, depois atualizado para DVD e Blu-ray), sem prévia exibição na televisão ou nos cinemas.

ONA (Original Net Animation)

É uma sigla usada no Japão para títulos de anime que são lançados diretamente para a Internet. É uma forma de animação relativamente nova para distribuição que se tornou viável pelo número crescente de sites de mídia de streaming no Japão.

OVA como surgiu?

Dallos foi a primeira animação criada como um lançamento OVA, originalmente foi planejado para ser uma série de TV do Studio Pierrot, mas foi cancelado e então ressuscitado quando a Bandai Visual concordou em lançar os primeiros quatro episódios como uma série direta para vídeo. Assim se iniciou o que viria a ser a marca registrada dos lançamentos de OVA: uma produção que difere entre um episódio de TV e um lançamento de cinema, inicialmente permitindo valores de produção superiores aos da animação para TV da época.

Os OVAs servem como complementos ou paralelos na história original e removem o entrave que produtoras de anime tinham na TV ou cinema, geralmente têm como alvo um público específico e tem menos limitações por restrições de conteúdo e censura (violência, nudez e linguagem) frequentemente submetidos as séries de televisão.

Legend of the Galactic Heroes
A série “Legend of the Galactic Heroes” é um das mais longas produções em OVA de todos os tempos, uma vez que esse anime conta com nada menos que 110 episódios da historia principal e 52 episódios  da histórias paralela Gaiden.

E o ONA?

Algumas fontes creditam que o termo ONA foi concebido pelos criadores de Lingerie Fighter Papillon Rose. Inicialmente, quase todos os ONAs eram trabalhos de fãs ou lançamentos independentes, no entanto, a AIC se tornou o primeiro grande estúdio a lançar um ONA quando lançou Mahou Yuugi diretamente na internet antes de permitir que fosse exibido na TV.


Mahou Yuugi
No inicio duravam apenas alguns minutos por episódio, mas isso começou a mudar à medida que séries completas começaram a ser licenciadas exclusivamente para serviços de streaming como Crunchyroll, Netflix, Hulu e Amazon Prime Video.

Conclusão

Sabemos que esse mercado tradicional de OVA pode estar fadado a desaparecer em um futuro próximo. Apesar disso, os japoneses mantem as vendas pelos meios tradicionais como Blu-ray e DVD e parecem ainda estarem muito relutantes em investir pesado na internet. Eles sempre priorizaram o mercado interno devido a dificuldades em lidar com o mundo ocidental (EUA de alguma forma sempre atravancaram produções japonesas), mas há algumas subsidiárias se movimentando em direção ao streaming.

Comentar

Cada comentário é apreciado, mas tenha em mente que os comentários são moderados e podem levar algum tempo para aparecer. Todos os comentários de spam serão excluídos.

Postagem Anterior Próxima Postagem