Facebook SDK

Banksy | Morons

NFT (Non-fungible token) é algo muito bizarro, pois existem inúmeras explicações mirabolantes, mas quando destrinchado trata-se de um código alfanumérico único armazenado na rede blockchain associado a alguma coisa digital.

NFT se vende como algo único e, portanto, ele não pode ser substituído. No campo das artes, as obras têm um valor subjetivo. Assim, teoricamente o token corresponderia ao direito de posse vinculada a alguma obra, atestando sua veracidade. Um NFT por si só não é uma obra de arte! Temos aqui o mais puro produto especulativo, misturado a uma tecnologia para produzir uma "singularidade" artificial, sinceramente isso não gera escassez ou torna único do ponto de vista pratico.

A criptoarte não faz nada pela proveniência, direitos dos artistas ou produção criativa em resumo, ela é uma farsa. Embora fosse possível usar o NFT como meio artístico, não é isso que está dominando o mercado. Ao ver os casos que ocorreram com o ilustrador David Revoy mostra o quão patético é esse sistema, é serio, veja esse cara que gerou 10.000 variações da arte Catavatar do Revoy e, pasmem, ainda esta vendendo isso como exclusivo WTF?! Elas não valem nem para um contexto de coleções.

Os sites que vendem obras de arte com certificado digital apresentam um acervo ilimitado de "arte" de pseudoartistas como se essas fossem trabalhos de maior potencial de valorização financeira do mercado. É uma piada pronta, mas a quem aposte nisso! É uma porta aberta para todos os tipos de fraudes, eles afirmam que é um produto revolucionário para o mundo da arte. Quanto mais o mercado pensa que os NFTs valem, mais as pessoas vão especular e mais dinheiro os fornecedores de arquivos recebem.

Os fatos são que o excesso de oferta e a ausência de curadoria predominam nesses sites de vendas. Provar a propriedade de obras de arte digitais criadas, negativo. Os magnatas da NFT não têm essa obrigação, eles não precisam explicar por que emitiram um token para aquele trabalho. A única preocupação é especular e alimentar o sistema para se perpetue por um longo tempo e gere muito ganho é claro, especialmente com taxas "gas" paga ao completar transações de compra ou venda, sendo bem provável que ela exceda o valor do produto adquirido ou vendido.

Quanto tempo essa bolha vai perdurar ninguém sabe, mas o mercado já pode estar quebrado e muita gente vai perder dinheiro novamente.

Comentar

Cada comentário é apreciado, mas tenha em mente que os comentários são moderados e podem levar algum tempo para aparecer. Todos os comentários de spam serão excluídos.

Postagem Anterior Próxima Postagem