Facebook SDK

Já explicamos diversas vezes neste blog sobre o modelo de licenciamento de código aberto que alguns projetos adotam nos softwares. Umas das peculiaridades que podem ocorrer nestes projetos são os forks, ou seja, iniciar um projeto independente com base no código de um projeto já existente, vindo a criar um software separado sem a descontinuidade do original.


Tahoma2D

O Tahoma2d é um fork do OpenToonz que é desenvolvido principalmente por Jeremy Bullock que tem sido um dos colaboradores/desenvolvedores do Opentoonz nos últimos 4 anos. Ele decidiu criar uma nova versão do software para focar em artistas digitais 2D e animadores de stop motion. Muitas mudanças foram feitas para tornar a experiência do usuário melhor principalmente na parte de usabilidade do software.

Se você já usou OpenToonz, o programa vai parecer muito familiar, mas imediatamente você notará pequenas mudanças na interface e algumas novas funções.

Alguns veem os forks como uma fraqueza do software livre, mas outros acreditam que eles demonstram a adaptabilidade no modelo de desenvolvimento.

O que muitos não compreendem é que projetos não aceitam automaticamente toda e qualquer contribuição de código enviada. No caso do OpenToonz que é muito focado no mercado de animação japonesa e principalmente no Studio Ghibli, seguindo uma linha que talvez não faça tanto sentido para o mercado ocidental. Com o Tahoma2d podemos ter a chance de obter novas funções que não seriam pensadas para o Opentoonz, mas que possuem uma enorme possibilidade de serem incorporadas nele futuramente ou vice-versa.


Link: https://tahoma2d.org/

Comentar

Cada comentário é apreciado, mas tenha em mente que os comentários são moderados e podem levar algum tempo para aparecer. Todos os comentários de spam serão excluídos.

Postagem Anterior Próxima Postagem