Facebook SDK

Quem acompanha este blog sabe que estou em fase de migração de sistema, conforme já comentei em artigos passados. Durante este período mudei o paradigma para uso de aplicativos no meu sistema Linux, antes todos eram instalados, seja através de compilação, pacotes .deb ou ppas. Agora sempre que possível tento obter versões portáteis, preferencialmente as do tipo appimage ou mesmo aplicativos que funcionam assim que descompactados ex: Blender. 

Usei esta estratégia para caso ocorra problemas na adaptação da migração, eu possa simplesmente migrar para outro sabor de Linux, levando todas as ferramentas e predefinições rapidamente sem ter que me preocupar com a biblioteca de aplicativos fornecido pela distro. Durante o processo de checklist de programas para ser instalados, me deparei com uma dupla que infelizmente é muito pouco difundida AzDrawing e AzPainter. Para instala-los teria que fazer a compilação para ambos aplicativos e ao verificar se existia appimages, encontrei uma versão antiga do AzPainter feita pelo Probono e nenhuma para AzDrawing.

Para evitar contratempos nas instalações futuras e ajudar a difundir mais estes programas gerei appimages do AzDrawing e da versão mais atualizada do AzPainter. Assim basta baixar, dar a permissão de execução para os arquivos  e simplesmente utilizar.


Por enquanto vou disponibilizar os arquivos no Googledrive, pois no Github teria que criar toda a estrutura com código fonte, licenciamento e ter que lidar com tickets, até hoje não entendo porque a Azel, a desenvolvedora dos programas, ainda não os colocou em repositórios de código fonte Git, seria muito mais pratico para mandar contribuições.

Faça o download aqui: https://goo.gl/Jx5uYy


8 Comentários

Cada comentário é apreciado, mas tenha em mente que os comentários são moderados e podem levar algum tempo para aparecer. Todos os comentários de spam serão excluídos.

  1. ¿Hay alguna forma para que se ejecute con cierta traducción?

    Probé con ./AzPainter-2.1.3-x86_64.AppImage --trfile es_ES.mtr
    Pero no funciona :c

    Aun así muchas gracias por el aporte, uso desde hace tiempo Azpainter!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Try this:

      LANG=es_ES ./AzPainter-2.1.3-x86_64.AppImage

      Excluir
  2. Ótimo trabalho, AndeOn! Logo vou informar a novidade lá no Mundo AZ. Quanto a liberar o código via GIT, Azel já comentou sobre isso - em bom inglês - no site oficial: os aplicativos são dela, para uso pessoal, que ela disponibiliza para os usuários AS IS, não aceitando a ajuda, nem monetária nem em código, de ninguém. É a filosofia particular dela e se alguém discorda, só tem um jeito: pegar o código fonte e fazer um fork. Isso, dos aplicativos em Linux, pois os em Windows não há como, por serem proprietários e ela se nega a torná-los código aberto sem antes dar uma "mexidinha" que nunca acontece(e, ao que parece, nunca vai acontecer). Eu particularmente discordo desse tipo de postura, mas respeito o desejo dela como criadora única e onipotente do projeto. É o tipo de liberdade que ela tem e que mostra que a criação nem sempre consegue ser maior do que o seu criador.

    ResponderExcluir
  3. A propósito, vc vai continuar mantendo os appimage do AZPainter e do AZDrawing? Azel lançou a versão 2.1.4 do AZPainter em 01/05 pp. Se puder me ensinar como fez os pacotes appimage, posso te dar uma mão nessa manutenção. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode obter o aplicativo appimagetool no formato .appimage https://github.com/AppImage/AppImageKit então usa-lo em uma estrutura preparada do aplicativo (libs, diretorios etc.) que quer transformar em appimage.

      ./appimagetool-x86_64.AppImage [nome pasta]

      Se quiser verificar a estrutura destes que disponibilizei ou de outros use o parâmetro --appimage-extract. Isso criara um novo diretório chamado squashfs-root, contendo todo o conteúdo da estrutura da aplicação.

      ex:
      ./AzPainter-2.1.3-x86_64.AppImage --appimage-extract
      ou
      ./AzDrawing-1.5-x86_64.AppImage --appimage-extract

      ps. Existe outros métodos de criar appimages o pessoal da Morevna usa um que seus aplicativos podem ser abertos com ferramentas de compactação.

      Excluir
  4. OI, Andeon,
    Muito legal você ter feito esse AppImage do AZPainter! Baixei os dois aqui e estou gostando muito de usar. Acho que deu certo mesmo como você fez. Valeu. Se der, faz um tuto de como se faz um AppImage.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mozart,

      No comentário acima eu passei uma direção para o Adriano, antes de fazer um tutorial tenho que me atualizar sobre as documentações atuais, pois tem appimage hoje que pergunta sobre adicionar lançadores automaticamente. Eu sempre preferi abrir o aplicativo e pinar ele ou tornar favorito e no Kde é simples e pratico gerenciar isso, então teria que ver como se comporta em outras distribuições.

      Verifique novamente o link, pois disponibilizei o AppImage do AzPainter 2.1.4 se for possível testar para ver se esta funcionando corretamente!

      Excluir
    2. Oi, AndeOn,
      Só hoje baixei e estou usando a versão Appimage 2.1.4 que você disponibilizou.
      Até agora está tudo certo!
      Farei mais testes e postarei no meu blog sobre isso.
      Obrigado.

      Excluir

Postar um comentário

Cada comentário é apreciado, mas tenha em mente que os comentários são moderados e podem levar algum tempo para aparecer. Todos os comentários de spam serão excluídos.

Postagem Anterior Próxima Postagem